Panfletos são distribuídos nas paradas de ônibus
Com total apoio e suporte da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou hoje (24), 'Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose', uma campanha de prevenção contra a doença. Até a próxima sexta-feira (28), serão realizadas algumas ações, como a distribuição de panfletos nas ruas e paradas de ônibus, além de palestras nas unidades de saúde, presídios e em outros pontos estratégicos.

Um dos sintomas da tuberculose é tosse por mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre. Em geral, a doença contagiosa, causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch, também gera emagrecimento, perda de apetite e cansaço. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação.

Agentes realizam palestra na unidade
 de saúde do Parque Estrela D'Alva III
A Secretaria Municipal de Saúde alerta: as pessoas que apresentarem os sintomas devem procurar as unidades básicas de saúde. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente será encaminhado para tratamento especializado e gratuito. A doença é curável, desde que o tratamento seja seguido à risca e durante o período estabelecido pelo médico.

CASOS 

No ano passado, a taxa de incidência da doença, em todo o Brasil, foi de 35,4 por 100 mil habitantes, contra 44,4/100 mil, em 2003. Foram registrados - em 2013 - 71.123 casos novos de tuberculose. Em 2012, ocorreram 4.406 mortes pela doença, taxa de mortalidade de 2,3 óbitos por 100 mil habitantes.

São mais vulneráveis à tuberculose as populações indígenas, presidiários, moradores de rua (estes devido à dificuldade de acesso aos serviços de saúde e às condições específicas de vida), além das pessoas que vivem com o HIV. (Fonte: Ministério da Saúde)

ASCOM / Rodrigo Piccirili