Meta é diminuir a demanda nos hospitais e na Clínica de Especialidades

A Prefeitura iniciou a construção de novos postos de saúde no município. Ao todo serão erguidas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o dobro da quantidade já existente em toda a história de Luziânia.

Os postos estão sendo construídos em terrenos próprios da Prefeitura e com recursos dos governos municipal e federal na ordem de, aproximadamente, R$ 10 milhões.

Carmem Lins: "É um sonho se tornando realidade"
“Chegaremos a 34 unidades de saúde e contaremos com 39 equipes de trabalho. Poderemos, então, oferecer mais de 20 mil consultas médicas mensais e chegaremos a uma cobertura populacional de 75%. Isso só será possível porque contamos com um prefeito determinado, corajoso, que trabalha com planejamento e tem como meta transformar para bem melhor a saúde em todo o município”, observa Watherson Roriz de Oliveira, secretário municipal de Saúde.

Em breve, as novas unidades de saúde serão realidade nos bairros: Alto das Caraíbas, Jardim Planalto, Setor Aeroporto, Cidade Osfaya, Jardim Brasília Sul, Vila Esperança, Copaíbas, Jardim Luzília, Setor Norte Maravilha, Setor Leste (duas unidades), Parque Estrela D’Alva VII, Jardim Marília, Setor Mandu II, Parque Estrela D’Alva IX, DIAL (Distrito Agroindustrial) e Jardim Zuleika.
Marcos Siqueira,teremos médicos perto de casa
Marcos Alves Siqueira, que mora na Vila Esperança há mais de 40 anos, ficou animado com o início das obras de construção da unidade no bairro. “Será um grande e importante benefício para toda a comunidade. Teremos médico perto de casa e vários acompanhamentos que a unidade poderá nos oferecer”, destaca o aposentado.

No Setor Norte Maravilha, a comunidade também comemora o início das obras do posto. “É um sonho se tornando realidade, o que nos deixa felizes. Faz muito tempo mesmo que aguardamos uma unidade de saúde aqui no bairro”, observa a dona de casa Carmem Lúcia Lins.

Estrutura

Estão sendo erguidas 13 unidades de “Porte I” e quatro de “Porte II”, com acessibilidade garantida. As primeiras terão 365,42 metros quadrados de área construída cada e contarão com recepção, um consultório médico, um consultório de enfermagem, um consultório odontológico, copa, sala de vacinação, sala de inalação, quatro banheiros e um espaço para múltiplas atividades, onde serão realizadas palestras, cursos e reuniões de trabalho. Cada unidade terá uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e agentes de saúde. 
Já as unidades de porte II terão 470,92 metros quadrados de área construída cada. Haverá recepção, dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, dois consultórios odontológicos, copa, sala de vacinação, sala de inalação, quatro banheiros e também um espaço para múltiplas atividades. Cada equipe será composta por dois médicos; dois enfermeiros; dois técnicos de enfermagem; dois dentistas; dois auxiliares de saúde bucal e agentes de saúde. 
Segundo o secretário municipal de Saúde, todos os projetos estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, mas foram feitas algumas modificações para melhor atender a população. 

“A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde tiveram o cuidado de adaptar os projetos com espaços mais humanizados e funcionais para que os pacientes sejam melhor acolhidos”, garante Watherson Roriz de Oliveira, que complementa explicando que as Unidades Básicas de Saúde são uma maneira de tratamento preventivo nos bairros, diminuindo a demanda nos hospitais e na Clínica de Especialidades.


ASCOM/ Rodrigo Piccirili