Ocorreu na quarta, (27), no Centro de Criatividade Infanto-juvenil - Colégio CCI, Samambaia/DF, a aula História da Arte: epopeia da criatividade humana, elaborada pelo artista plástico e jornalista Skartazini, para turmas do 3º ano do ensino médio. “Os conteúdos foram organizados para estimular estudantes a criticarem a História, mas não sem antes conhecê-la, pelo menos de modo razoável”, disse o artista. 
Começou analisando os significados de ‘História’, ‘Arte’ e ‘História da Arte’. Seguiram breves cronologias sobre a ‘Idade da Terra’ (entre 4,5 e 5 bilhões de anos) e a ‘Idade da Humanidade’ (14 milhões de anos).
Daí a ‘Arte Pré-histórica’ e, com o ‘Surgimento da Escrita’, a entrada da humanidade no ‘Mundo Civilizado’, ‘Idade Média’, ‘Modernidade’... ‘Renascimento’, ‘Romantismo’, ‘Simbolismo’, ‘Impressionismo’, ‘Surrealismo’, ‘Cubismo’, ‘Abstrato’... ‘Arte Contemporânea’!  
Diferenciou-se a ‘Arte’ (manifestação da criatividade humana) em ‘Belas Artes’ (linguagens artísticas) e ‘Artes Aplicadas’ (profissões). Interessados em aprofundar esses assuntos e praticar artes plásticas estão CONVIDADOS a frequentarem a oficina Do Lixo ao Luxo, às terças e quintas, das 14 às 18h, na cobertura do Colégio CCI.
Mais informações: (61) 9908.4963 (Skartazini), 3048.8200 (Colégio CCI, www.skartazini.com.br e www.cci401.com.br

Por: Élton skartazini@gmail.com