A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio das secretarias de Ação Social e de Educação promoveu na manhã desta sexta-feira (19) o Seminário de Encerramento das Atividades do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas. O curso é ministrado pela Universidade de Brasília (UNB) e faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, implementado pelo Governo Federal em parceria com a prefeitura.
A primeira-dama e secretária de Ação social Aleandra de Sousa, acompanhada do vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita e do subsecretário de educação Deusimar Macedo participaram do evento, destinado aos diretores de escolas municipais, funcionários dos Cras e do Creas de Águas Lindas.
O objetivo dos trabalhos é qualificar a discussão sobre a prevenção do uso de drogas de acordo com a demanda local. Durante o seminário foram apresentadas palestras sobre Prevenção na Escola, O programa de Saúde na Escola (PSE) o “Tamo Junto” e o “Jogo Elos” como estratégia de interação na prevenção do uso de drogas, ministrado pela professora Flávia Mazitelle (UNB).
Outro tema em foco foi Internação, Abordagem Ambulatorial para o cuidado das pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas, proferida pela professora Andréa Gallassi (UNB). Houve ainda explicação sobre Abordagem das pessoas em sua situação de rua com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
Segundo Aleandra é importante desenvolver ações articuladas que contemplem a prevenção ao uso e o enfrentamento ao tráfico de drogas “e, sobretudo, o fortalecimento da rede de cuidado aos usuários de crack, álcool e outras drogas e seus familiares, no enfrentamento diário dos problemas decorrentes do consumo de drogas, principalmente com relação à população que se encontra em maior vulnerabilidade”, enfatizou a secretária.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM