quinta-feira, 9 de julho de 2015

Salões de Beleza têm prazo até dia 10 para se adequarem a normas da Vigilância Sanitária

Os salões de beleza da cidade têm até o dia 10 deste mês para se adaptarem às novas exigências da Vigilância Sanitária e contratarem um responsável técnico com conhecimento em microbiologia, esterilização, limpeza e gerenciamento de resíduos. A determinação faz parte da Instrução Normativa do Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF (DIVISA/SVS Nº 6 de 29/12/2014), que dispõe de normas de funcionamento para os salões de beleza e estética. As penalidades para o descumprimento vão desde multa diária, perda de licença sanitária à interdição do estabelecimento.
Para ajudar os salões no cumprimento 
da IN e no cuidado com a saúde das pessoas, a Lumix Consultoria está oferecendo o Curso de Responsável Técnico para Salão de Beleza e Similares, nos dias 16 e 17 de agosto, de 9h às 18h, na LBV. O curso ministrado pelas especialistas na área de Vigilância Sanitária, Hildethe Milhomens e Maria Wládia Fernandes, obedece ao mínimo estabelecido na nova lei e possui carga horária total de 20 horas, sendo 16h para a parte teórica e 4h online para elaboração do Manual.


O conteúdo abordará conhecimentos básicos de microbiologia; processos de limpeza, desinfecção e esterilização; higienização de superfícies; biossegurança; gerenciamento de resíduos; noções da Instrução Normativa DIVISA/SVS Nº 6 DE 29/12/2014 e POP (Procedimento Operacional Padrão).
De acordo com a especialista na área de Vigilância Sanitária, Hildethe Milhomens, a IN vem em boa hora para a proteção dos consumidores que frequentam os estabelecimentos de estética e embelezamento. “A cada dia, vemos a abertura de novos estabelecimentos, mas muitos não seguem padrões básicos de higiene para evitar contaminação entre as pessoas que frequentam o local”, alerta. “Definir padrões sanitários e fiscalizar é a garantia que o cliente tem de que sua saúde está sendo preservada. Para os donos desse tipo de estabelecimento, é mais uma garantia e confiança a oferecer aos clientes em relação aos serviços prestados”, afirma.
O investimento para o Curso de Responsável Técnico para Salão de Beleza e Similares oferecido pela Lumix Consultoria é de R$ 200, contando com emissão de certificado reconhecido pelo órgão fiscalizador.

Sobre a Lumix - A Lumix Consultoria é uma empresa especializada em consultoria, auditoria e treinamentos no ramo alimentício e de vigilância sanitária, que atua desde 2003. Comandada pela engenheira de alimentos e especialista em Vigilância Sanitária Hildethe Milhomens e a nutricionista e também especialista em Vigilância Sanitária Wládia Fernandes, conta com equipe qualificada para atender a criação de projetos personalizados, que respeitam os critérios de higiene, em conformidade com a Legislação Brasileira e três pilares principais: segurança, qualidade e competitividade. Com vasta experiência, a empresa já atendeu mais de 2.500 empresas e possui cerca de dois mil projetos realizados, com clientes como Anvisa, Ministério da Agricultura, rede de supermercados Big Box, Provatti, Café Civitá, entre outros.
Sobre Hildethe Milhomens Jorge - Engenheira de alimentos pela Universidade de Federal do Tocantins, especialista em Qualidade dos Alimentos pela Universidade de Brasília, e mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília. Atualmente cursa Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Faculdade Estácio de Sá – RJ. Atua, ainda, como consultora e instrutora do SEBRAE na área de Gestão de Produtividade e Qualidade; perícias oficiais de produtos de origem vegetal no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; responsabilidade técnica em empresas do ramo de fast food, varejo, restaurantes, indústrias e agroindústrias. Amplos conhecimentos das técnicas, ferramentas e treinamento para a implantação das Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Operacionais Padronizados, APPCC e ISO 22000 e da Norma NBR 15.635.
Sobre Maria Wládia Fernandes - Nutricionista pela Faculdade Anhanguera de Brasília e pós-graduada em Docência do Ensino Superior, possui artigo científico publicado com o título "Índice de Peróxido e de Acidez em óleos de fritura de uma rede de fast food do Distrito Federal", com conhecimento das ferramentas e treinamento para a implantação das Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Operacionais Padronizados, elaboração de cardápios, controle de qualidade e rotulagem dos alimentos.
 SERVIÇO:

Curso de Responsável Técnico para Salão de Beleza e Similares

Onde: Centro Comunitário LBV (Legião da Boa Vontade) - Sgas 915 - Lote 714 Asa Sul, Brasília - DF
Quando: 16 e 17 de agosto, de 9h às 18h
Investimento: R$ 200
Mais informações: (61) 9648-7642 | email: contato@lumixconsultoria.com.br ou acesse: http://lumixconsultoria.com.br/
fonte: Infinito Comunicação




imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo