sexta-feira, 3 de julho de 2015

Sindicato dos Jornalistas de Brasília abre as portas para blogueiros em 'Encontro de Novas Mídias'

Esta semana foi emblemática para as novas mídias na capital federal. Na quinta-feira, 02 de julho, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal – SJPDF e o Movimento Social dos Blogueiros de Brasília – MBB, reuniu cerca de 100 profissionais, que trocaram experiências sobre as novas tendências do segmento, a sustentabilidade e as necessidades de capacitação técnica para ampliar ações, na sede do sindicato, no SIG.
“Nosso objetivo é estar próximos às novas mídias, ajudando a levar informações de utilidade pública e de serviços para a população”, destacou ochefe-adjunto de Comunicação, Ricardo Taffner. A abertura foi realizada pelo coordenador geral do sindicato, Jonas Valente; pelo coordenador do Movimento Social dos Blogueiros de Brasília, Eldo Gomes; e para abordar o tema “novas mídias”, o jornalista 'Luciano Lima', que falou da inovação - na web - que a Rádio Federal.
“O sindicato dos Jornalistas de Brasília está de portas abertas para os jornalistas da web. E, para às novas mídias. Um dos nossos papéis é ajudar na capacitação”, conta Jonas Valente, da coordenação do SJPDF.

O auditório do Sindicato, em noite memorável, foi palco de várias colocações e debates, que mostram o compromisso dos profissionais da mídia online com Brasília. Muito além da valorização e reconhecimento, querem se engajar na luta pelo acesso a democratização da internet, não só no centro, mas nas diversas regiões do DF.
“Ainda falta reconhecimento do segmento público e privado. É preciso um olhar atento a estes canais de comunicação. Juntos, são mais de 1 milhão de brasilienses. É preciso fazer a contratação de publicidade, pelo acesso total e sua impressão no todo”, conta o blogueiro Ataíde, que explanou sua insatisfação com o pagamento de publicidade por impressões.
O evento foi em formato roda de conversa, abrindo o diálogo com os blogueiros, jornalistas da web, youtubers e profissionais presentes, dando a oportunidade para todos colocarem seus posicionamentos e interagir com o coletivo de blogs.
“Eu acho que o governo de Brasília, de maneira democrática, deve ficar atento aos blogs. O trabalho precisa de incentivo e há uma lei, da Luzia de Paula, que destina o mínimo de 10% pra categoria e precisa ser cumprida”, conta Kelly Brasil, relações públicas do MBB.
O próximo encontro do Movimento dos Blogueiros de Brasília será na quarta-feira, 12 de agosto, com o presidente do Tribunal de Contas do distrito Federal – TCDF, para estreitar os laços dos jornalistas da web, com o judiciário local. “O diálogo é importantíssimo na luta e na construção de políticas públicas para os setor”, conta Eldo Gomes, coordenador do MBB.
Mais informações:
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/blogueirosdebrasilia/?fref=ts

imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo