O
objetivo é estimular a reflexão e fazer com que os critérios de gestão
socioambiental sejam incorporados às práticas rotineiras
A busca pela sustentabilidade e pelo
consumo consciente dos recursos naturais é uma preocupação de destaque na
sociedade atual. No âmbito empresarial, cabe aos administradores acompanhar as
atividades rotineiras de suas empresas e estar atentos à quantidade de recursos
utilizada. No Banco de Brasília (BRB), verificou-se a necessidade de se
incentivar a diminuição das impressões em folhas brancas. Assim, a área de
sustentabilidade e de administração de material e patrimônio do banco lançou
campanha interna para redução do consumo de papel.
O superintendente da área de sustentabilidade da
instituição, Márcio Hipólito, explica que, apesar da evolução da tecnologia, o
papel continua sendo o principal meio de armazenamento de informação, e que
isso se deve a razões culturais, comodismo, ou até mesmo a falta de confiança
nos meios virtuais para armazenar informações. Márcio sugere, ainda, que antes
da impressão de qualquer material sejam feitas três perguntas: Há realmente
necessidade de o documento ser impresso? A guarda dessa informação/processo
deve ser em meio físico? Há outra maneira de manter a integridade das
informações que estão circulando em meio virtual? “Acreditamos que dessa forma
conseguiremos reduzir consideravelmente o volume de impressão na empresa”,
esclarece o superintendente.
O objetivo da campanha é estimular a reflexão e fazer
com que os critérios de gestão socioambiental sejam incorporados às práticas
rotineiras, além de contribuir com a natureza. A gerente de sustentabilidade do
BRB, Leila Cristina Republicano, conta que todas as unidades do banco receberam
um documento com o quantitativo de consumo de papel no ano de 2014. “A ideia é
comparar o quantitativo de consumo nos anos de 2014 e 2015, e verificar se
houve, de fato, uma mudança. A campanha foi lançada na semana passada e já
tivemos um feedback positivo de diversos empregados”, afirma. Leila ressalta
que várias áreas ficaram surpresas com a quantidade de material impresso e que
as equipes já estão se mobilizando e estabelecendo estratégias para diminuir o
consumo de papel. “Conseguimos despertar a curiosidade dos empregados e fazer
com que eles começassem a se posicionar. Isso, para nós, é um excelente
começo”, conclui Leila.
E-mail: aimprensa@brb.com.br
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