Dermatologista desmistifica histórias sobre queda de cabelo e ensina como deve ser feito o tratamento 
O seu cabelo diz muito sobre você. O corte, a cor e os acessórios usados podem expressar bastante a sua personalidade, por isso o cabelo está tão fortemente ligado à autoestima. Sendo assim, problemas como a calvície e queda de cabelo aterrorizam a todos, pois interferem diretamente na nossa imagem. Mas como reagir quando passamos a encontrar vários fios de cabelo no travesseiro, ralo do banheiro e pelo chão da casa?
O Dr. Luciano Morgado é dermatologista e diretor da Clínica Monte Parnaso, e aconselha que o primeiro passo nessas situações é ter calma e buscar um profissional para tentar descobrir o causador do problema. “A queda de cabelo pode acontecer por diversos motivos. No homem, a principal causa é genética, chamada de alopecia androgenética. Na mulher, isso também ocorre, mas há várias outras causas mais comuns, como distúrbios hormonais, síndrome dos ovários policísticos, doenças da tireóide, anemia, uso de escovas progressivas e até mesmo estresse”, explica.
O tratamento é feito de acordo com a causa. Por exemplo, nos casos de distúrbios hormonais, anemia e doenças da tireóide, o médico indicará um tratamento específico para esses problemas, que, consequentemente, irá resolver o problema da queda de cabelo. “No caso genético, o dermatologista faz uma avaliação do paciente e indica normalmente algum remédio, como Finasterida, Dutasterida e Minoxidil. Em alguns casos, ainda o associamos com tratamentos como a intradermoterapia capilar, a fotobioestimulação com laser e a microinfusão de medicações com microagulhas”, conta o Dr. Luciano Morgado. 
Existem várias superstições acerca da queda de cabelo. Pensando nisto, o dermatologista Dr. Luciano Morgado responde quais são verdadeiros e quais são apenas mitos.
Mitos e verdades sobre quedas de cabelo:

É normal perder até 100 fios de cabelo por dia.
Verdadeiro. Não existe um número absoluto, mas consideramos preocupante quando a queda de cabelo supera 100 fios por dia.   
Lavar o cabelo todos os dias ou penteá-lo ainda molhado pode causar queda.
Mito. Quando lavamos o cabelo percebemos mais a queda, mas isso não é a causa da queda, tampouco pentear os cabelos molhados.
Shampoos anti-queda vendidos em farmácia podem resolver completamente os problemas de queda de cabelo.
Mito. O tratamento da queda de cabelo deve ser feito de acordo com a causa identificada em uma avaliação médica. Shampoos específicos podem ser úteis, mas habitualmente são só um item adjuvante no tratamento.
Má alimentação pode causar queda de cabelo.
Verdadeiro. Nosso cabelo é feito de queratina, por isso, quando entramos em dietas que cortam (ou diminuem bruscamente) proteínas, é possível enfrentar problemas na produção normal dos fios. Dietas pobres em ferro também podem levar a queda.
Dormir com o cabelo molhado pode causar quedas no cabelo.
Verdadeiro. Dormir com o cabelo molhado pode piorar casos de seborreia (caspas), que em alguns casos podem causar queda de cabelo. 
Usar ou parar de usar um medicamento pode fazer com que o meu cabelo caia.
Verdadeiro. Na hora da consulta é importante avisar ao dermatologista os remédios que você vem tomando recentemente, pois eles podem ser o causador das quedas. Um exemplo é quando mulheres apresentam queda de cabelo após parar de usar anticoncepcionais. 
Usar muita chapinha e secador podem causar queda nos cabelos.
Verdadeiro. Utilizar em excesso produtos ou tratamentos para alisamento, aquecimento dos fios e utilização de formol, causam quebra nos fios, o que depois resulta na queda.

Sobre a Clínica Monte Parnaso – Instalada no Centro Médico Júlio Adnet, a Monte Parnaso é uma clínica com tratamentos diferenciados nas áreas de Dermatologia, Estética, Laser, Tricologia e Cirurgia Dermatológica. Responsáveis pelo espaço, Dra Ana Regina e Dr. Luciano Morgado são dermatologistas especialistas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e com Registro de Qualificação de Especialista junto ao CRM-DF (RQE). O atendimento individualizado e diferenciado, as instalações modernas e tecnológicas (automação de iluminação, som, ar, TV e persianas) e a pontualidade são marcas registradas da clínica. Seus profissionais são atuantes na área da Dermatologia há mais de dez anos, em São Paulo e em Brasília e estão sempre presentes nos Congressos Médicos da Especialidade, visando atualização e oferecimento aos pacientes das melhores opções de tratamento.
 SERVIÇO:
Clínica Dermatológica Monte Parnaso
End.: Centro Médico Júlio Adnet
SEPS 709/909 Bl. A Clínica 9 1º Subsolo Brasília-DF
Tel.: (61) 3263-0833 / 0834
ASSESSORIA DE IMPRENSA – CLÍNICA MONTE PARNASO

Proativa Comunicação

Contatos: Pedro Grigori  Flávio Resende
Tel.: (61) 3242-9058
Twitter: @ProativaC
Facebook: /proativac