Dermatologista Ricardo Fenelon Explica Como Hidratar e Proteger Os Lábios da Seca.
Lábios ressecados, com rachaduras, pele repuxada e descamando são as principais queixas e sintomas apresentados pelos brasilienses, nesta época do ano, em que o tempo é seco e as temperaturas oscilam muito durante o dia. Por ser uma região muito sensível, os lábios sofrem com agentes como o vento, a poluição, o sol e até a baixa umidade do ar, que acabam por deixá-los machucados, o que, além do desconforto, prejudica a aparência.
Quando as pelinhas começam a soltar e, por mais tentador que seja, é necessário evitar tirá-las, pois são sinais evidentes de ressecamento. "Machucar ainda mais a região puxando a pele solta resultará apenas em uma porta de entrada para bactérias, fungos e vírus", alerta o dermatologista Ricardo Fenelon.
Com o ressecamento, hábitos como passar a língua pela boca, frequentemente, também comprometem a saúde dos lábios. Apesar de parecer reconfortante para quem está sofrendo com rachaduras, o gesto de umedecer a região só agrava o problema. A saliva contém enzimas que podem favorecer o aparecimento de inflamação local, além de tirar a umidade natural da pele, o que promove maior desidratação. 
O especialista alerta que a única forma de combater o ressecamento dos lábios é a hidratação. O primeiro passo é ingerir muito liquido, para hidratar de dentro para fora. Outra recomendação é a utilização de hidratantes labiais, várias vezes ao dia. O ideal é que as fórmulas contenham, ao menos, alguns destes ativos: ceramidas, vitamina E e A, manteiga de karité, manteiga de cacau, ácido hialurônico, silicones e cera de abelhas.


Batons com hidratante e protetor solar também ajudam a manter os lábios hidratados. O gloss também pode ser uma alternativa, porém têm menor fixação e dura menos tempo. Compressas com chá de camomila gelado aliviam a ardência provocada pelas rachaduras. “É importante lembrar que passar vários tipos de produtos de uma só vez não irá trazer resultados. Muitos ativos podem piorar a situação”, ressalta Fenelon.
DERMATOLOGISTA RICARDO FENELON
CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DR. RICARDO FENELON
SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212

Brasília – DF