Em um país tão grandioso e extenso como o Brasil, não é surpresa que exista tanta variedade de paisagens de uma região para outra. Cada uma com características únicas e todas deslumbrantes, mas existem algumas cidades que se destacam das demais, tanto pelas belezas naturais, como pelas atrações disponíveis e até mesmo pela infra-estrutura turística que elas oferecem.
Viajar pelo Brasil pode ser tão bom quanto viajar para outros países sabia? Quer saber quais são as cidades mais procuradas no Brasil para se visitar? Então me acompanhe agora pelas 9 cidades mais procuradas.
1. Rio de Janeiro
Não existe melhor publicidade para um destino turístico do que aquela que vem por aclamação popular. E ser chamada de cidade maravilhosa é com certeza um mérito adquirido da cidade do Rio de Janeiro.
Isso porque com as praias deslumbrantes que enchem os olhos de tanta beleza, o delicioso sotaque carioca, o mito da Garota de Ipanema, o Cristo de braços estendidos que parece abraçar a cidade… Cada uma dessas coisas contribuem para tornar o Rio de Janeiro uma cidade mágica, daqueles lugares quase de conto de fadas que sempre deixam a gente com aquele sorriso e um gostinho e de quero mais.
2. São Paulo

Você pode ser um paulistano da época dos Demônios da Garoa ou da geração Restart, que mesmo assim vocês terão pelo menos uma coisa em comum: pelo menos uma vez na sua vida você já viu ou ouviu refrão “alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruzo a Ipiranga com a Avenida São João…” e experimentou uma sensação de afeto indescritível pela cidade de São Paulo.
Ok, então talvez a Ipiranga e a São João já não seja o que já foi, mas o sentimento permanece intacto. São Paulo, com todos os seus defeitos, seu transito caótico e de (muito estresse), a correria do dia a dia é e sempre será um dos lugares mais bacanas do Brasil. Não acha?
Afinal, onde em terras tupiniquins você pode sair para comer uma pizza às quatro da manhã? Experimentar inverno, verão e inverno novamente no mesmo dia? Comer o melhor pastel de feira do mundo? A vida, louca vida da Vila Madalena? Só São Paulo tem.
3. Fortaleza

Uma das cidades mais visitadas do nordeste, a capital cearense é sem sombra de dúvidas tudo aquilo que dizem: banhada por praias fenomenais, vida noturna agitada, gastronomia Fabulosa que realça cada sabor e um importante centro cultural da região.
Viajar para Fortaleza é caminhar pela praia de Iracema de pês na área agradável e apreciar o pôr do sol magnifico com seus próprios olhos. É reeeeelaaaaxaaaaar na praia do Futuro e degustar iscas de peixe e patinhas de caranguejo. Imagine, chega da agua na boa não é? É passar o dia se divertindo no Beach Park. É admirar as falésias coloridas e ainda levar um pedacinho do paraíso para casa na forma de garrafinhas com areia colorida.
4. Gramado

Um dos melhores destinos para se curtir o inverno no Brasil, Gramado é uma das cidades mais visitadas do sul do país. Você pode curtir e degustar uma taça de algum dos melhores vinhos produzidos na região em frente a uma lareira quentinha ou você pode optar por conhecer a cidade em pleno verão e assistir a uma das maiores festas da região: o Natal Luz de Gramado. Ver a cidade pequenina, de influência arquitetônica alemã, toda enfeitada com luzes de natal é um espetáculo à parte. É incrível!
Pertinho de Gramado fica também a cidade de Canela, uma ótima opção para fazer uma viagem conjugada. Em Canela, não deixe de conhecer a gigantesca e fascinante Cascata do Caracol.
5. Natal

Fundada no século XVI pelos portugueses, Natal até hoje tem como cartão postal uma construção da época: o Forte dos Reis Magos. Construído em formato de estrela, o forte é uma das atrações imperdíveis da capital do Rio Grande do Norte.
Falando de praias, a mais famosa é Ponta Negra, que possui a melhor infra-estrutura da região e onde os turistas normalmente optam por se hospedarem. Apesar disso, existem muitas outras, algumas até quase desertas, que valem muito à pena conhecer. Não deixe de visitar a praia de Pipa, que rodeada de falésias, é uma das mais bonitas de todo nordeste do Brasil. Pode pesquisar depois na internet algumas fotos, você vai adorar!
Dica antes que me esqueça: Natal é também um ótimo lugar para passear de bugie, então conte com esse passeio no seu planejamento da viagem!
6. Florianópolis

Carinhosamente chamada de Floripa, a capital de Santa Catarina é cidade grande com pinta de cidade de interior. Um passeio pelo centro da cidade vai te mostrar do que estou falando. Comece pela praça XV de Novembro, a mais tradicional da região e siga até a Casa da Alfândega onde você poderá apreciar diversas peças de cerâmica produzidas por artesãos da região.
Ainda em Floripa, você tem que visitar a Lagoa da Conceição, cujas águas tranquilas fazem do lugar um passeio para toda família. Em sua visita, não deixe de checar as peças produzidas com a famosa técnica da renda de bilro.
7. Maceió

Maceió é outra excelente opção no nordeste, um pouco menos lotada que Fortaleza, o que pode agradar quem procura um pouco mais de sossego.
Em sua estadia na cidade, conheça a praia do Gunga, consegue imaginar uma praia de filme com areias brancas e mar azul? É exatamente como ela é. Uma das preferidas dos turistas. Algumas das praias centrais também são opções viáveis, para quem não está afim de se deslocar muito.
Conheça também o histórico bairro do Jaraguá, que conta com diversas construções coloniais. E, se tratando de gastronomia, por que não experimentar os sabores das famosas tapiocas alagoenses? Ou aposte nos deliciosos frutos do mar servidos nos restaurantes e quiosques.
8. Foz de Iguaçu

Falar em Foz do Iguaçu é falar também em sua principal atração e uma das mais especiais de todo Brasil: as Cataratas do Iguaçu. Uma arte da natureza!
Fazendo fronteira com a vizinha Argentina, um passeio às cataratas é um programa imperdível se você é do tipo amante da natureza. O passeio dura cerca de duas a três horas e conta com passarelas de observação que irão garantir a você fotos incríveis. Imagine postando suas fotos no facebook e Instagram com o melhor que você capturou!
Se você quer ir um pouco além e conhecer um pouco mais da cidade, você pode também visitar o Parque das Aves, que possui viveiros com dezenas de exemplares; a famosa Usina de Itaipu, que todos lembram da época do colégio; o Marco das Três Fronteiras, que delimita o encontro entre Brasil, Argentina e Paraguai; o Vale dos Dinossauros, uma experiência a la Jurassic Park, onde as crianças podem interagir com os gigantes da pré-história – robôs, é claro; e, se bater a vontade de torrar e (economizar) alguns trocados, nada como um pulinho até o Paraguai.
9. Salvador

Salvador, que também já foi capital do Brasil, ainda guarda muitos resquícios de sua participação na história do país. Uma das principais atrações é o bairro do Pelourinho, que fica na parte alta da cidade e que é tão importante histórica e culturalmente que foi designado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O Elevador Lacerda é outro cartão postal da cidade.
Aproveite para conhecer Salvador durante algum de seus mais famosos festivais, como o Carnaval ou a Festa de Nosso Senhor do Bonfim, quando os baianos se agitam e a alegria é contagiante. Você tem que sentir esta sensação indescritível!
Vai experimentar quitutes típicos?! Não deixe de saborear a famosa moqueca de peixe baiana, (sinta o gosto) o acarajé e bobó de camarão. Só não se esqueça que os baianos são super fãs de pimenta, então se tiver alguma restrição ao tempero, é bom avisar antes nos restaurantes.

Fonte: Allan costa