# Programa cria atividades que estabelecem diálogo com a exposição do artista
# Visitas agendadas durante a semana
# Atividades aos sábados, domingos e feriado do dia 2/11
# Para todas as idades. Acesso livre
Brinquedos, música e folclore, fotografia e contação de histórias permeiam as atividades criadas pelo Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB Brasília para a exposição "Deitei para repousar e ele mexeu comigo - Fábio Baroli", em cartaz de 28 de outubro a 21 de dezembro.
O projeto, permanente nos Centros Culturais Banco do Brasil, elabora práticas para aproximar o público tanto do conteúdo das mostras, quanto para desenvolver o pensamento reflexivo a partir da experimentação, uma característica. Todas as atividades, criadas pela equipe da Sapoti Projetos Culturais – responsável pelo CCBB Educativo, são gratuitas e supervisionadas pelas educadoras.
O ponto de partida dessa experimentação é a Visita Mediada feita com o acompanhamento dos educadores do programa. Elas vão além de um simples passeio pela mostra. Durante a visita, os espectadores são estimulados pelos educadores a falar sobre suas impressões e trocar experiências sobre o tema exposto. Para esta atividade, no entanto, é necessário o agendamento prévio para grupos interessados e escolas do DF.
A Visita Mediada ocorre sempre durante a semana, das 9h às 19h30. O agendamento de grupos deve ser realizado pelos telefones: 3108-7623 e 3108-7624, de segunda a sexta, das 8h às 18h). Aos sábados e domingos, adultos e crianças podem participar da programação das atividades sem a necessidade de agendamento.
Educativo para Baroli

Na atividade Em Cantos e Contos, um grupo de contadores de histórias explora o universo de contos. Para a mostra, os contadores vão explorar os "causos" dos matutos utilizando bonecos e instrumentos musicais. Aos sábados, domingos e feriados, 11h e 15h. Livre.
 Em Musicando, o espectador poderá conhecer um pouco das manifestações culturais existentes na região de Uberaba, onde Fábio Baroli nasceu. Folia de Reis, Catira ou Cateretê, Congadas e Moçambiques estarão presentes nesta atividade que resgata toda esta musicalidade. Aos sábados, domingos e feriados, às 16h. Crianças a partir de 5 anos.

No Laboratório de Artes Visuais os participantes são munidos de diversas ilustrações que trazem elementos e personagens do regionalismo brasileiro. Eles terão que selecionar e compor uma imagem por meio de colagens, desenvolvendo uma narrativa. Esta composição final é projetada, servindo de base para uma pintura coletiva. Aos sábados, domingos e feriados, às 17h. Crianças a partir dos 7 anos.
Em Pequenas Mãos, a proposta é, após a imersão na galeria, uma visita à oficina de brinquedos do Educativo. Resgatando as brincadeiras tradicionais os, participantes poderão confeccionar e experimentar brinquedos como peões, trenzinho de madeira, bolas de gude, pipas e bonecas de pano. Aos sábados, domingos e feriados, 14h. Crianças de 3 a 6 anos. 
No Laboratório Aberto, com base na obra de Fábio Baroli, em que o artista revisita seu álbum de família, os educadores criam um momento conhecido a muitas pessoas: o retrato escolar. Nesta atividade, os participantes poderão realizar suas próprias fotografias da tradicional foto anual do colégio. Aos sábados, domingos e feriados, entre 9h e 18h. Livre.
Em Livro Vivo, toda a família se reúne para viver as palavras contadas nas histórias. Para isso, o Programa Educativo selecionou histórias relacionadas à infância do artista Fábio Baroli, em Uberada, Minas Gerais. Aos sábados, domingos e feriados, às 10h. Livre.

Confira a programação completa* e participe.

SOBRE A MOSTRA

A exposição “Deitei para repousar e ele mexeu comigo – Pinturas de Fábio Baroli” consiste em uma  seleção das impactantes pinturas de Fábio Baroli. Com curadoria de Renata Azambuja – pesquisadora, curadora independente, crítica de arte e arte-educadora –, a mostra também prevê o lançamento de um catálogo contendo reproduções dos trabalhos presentes na exposição. O conceito da mostra é baseado na noção de percurso, história e memória, apresentada ao público por meio da experiência pictórica do artista, desenvolvida a partir da "antropomatutologia", expressão por ele criada para designar o conhecimento do matuto que abriga o conjunto de sua produção e alinhava o recorte curatorial.
A exposição traz à tona aspectos de situações presentes no ambiente rural brasileiro contemporâneo em consonância com o desejo de estudar a história da arte brasileira e a linguagem artística, constantes no trabalho de Baroli. 
Programação CCBB EDUCATIVO do dia 31 de outubro e 2 de novembro
Sábado
11h – Contação de Histórias
12h – Livro Vivo
13h – Picnic Educativo
14h - Pequenas Mãos
15h - Contação de Histórias 
16h - Musicando
17h – Laboratório de Visuais
Domingo
11h – Contação de Histórias
12h – Livro Vivo
13h – Visita Teatralizada
14h - Pequenas Mãos
15h - Contação de Histórias 
16h - Musicando
17h – Laboratório de Visuais
Segunda-feira (02/11)
11h – Contação de Histórias
12h – Livro Vivo
13h – Visita Teatralizada
14h - Pequenas Mãos
15h - Contação de Histórias 
16h - Musicando
17h – Laboratório de Visuais
Programação novembro, até o dia 21
 Sábado
10h – Livro Vivo
11h – Contação de Histórias
13h – Picnic Educativo
14h - Pequenas Mãos
15h - Contação de Histórias 
16h - Musicando
17h – Laboratório de Visuais
Domingo
10h – Livro Vivo
11h – Contação de Histórias
13h – Visita Teatralizada
14h - Pequenas Mãos
15h - Contação de Histórias 
16h - Musicando
17h – Laboratório de Visuais

* MAIS SOBRE AS ATIVIDADES DO CCBB EDUCATIVO
Em Cantos e Contos - Sábados e domingos
Indicação: livre

Em Cantos e Contos | Através da palavra, o homem se inventa, reinventa e estabelece sua relação com o mundo. É para isso que contamos histórias desde sempre – para entender a vida. Para exposição “Deitei para repousar e ele mexeu comigo”, apresentaremos “causos” de matutos que irão encantar a todos.

Contos selecionados
Um emprego para Malasartes
Depois da morte da mãe do malasartes, o amarelo decidiu procurar um emprego. Os patrões fingindo não ter como pagar o matuto oferece pão dormido em troca de seu trabalho. Até que Malasartes descobre que seus patrões escondem ouro. O que será que o caipira irá aprontar dessa vez?

O pintor do céu
Um pintor muito talentoso é chamado pela Morte a retornar ao paraíso. Mas a Morte, vendo que ele pintava um rosto muito bonito fica com pena de leva-lo. Então Deus faz uma proposta: ele pode continuar seu ofício do paraíso, tendo a função de pintar o rosto daqueles bebês que viriam a nascer.

Mulher de duas cores
Alguns dizem que de noite ela é branca e preta, de dia é azul e encarnada, mas tem gente que afirma que na verdade ela é azul e amarela. No fim das contas ela é sempre assim, metade de uma cor e metade de outra.  Lá pelos lados de Minas ela apareceu no quintal de Matilde e sua prima Cremilda deixando as duas de cabelo em pé.

Melancia e coco mole
No interior de Minas Gerais um casal de apaixonado pensa em se casar. Mas o pai da moça não aceita, por querer que a filha se case com alguém que tenha posses e, para piorar ainda mais a situação, o rapaz tem que viajar e passar um bom tempo afastado. Será que os dois conseguirão ficar juntos?

Laboratório de Artes Visuais. Sábados e domingos

Indicação: a partir dos 7 anos. Crianças abaixo de 7 anos, somente acompanhadas do responsável.

Laboratório de Artes Visuais | A atividade tem como base experimentar o mesmo processo de produção e criação do artista Fábio Baroli. Os participantes, munidos de diversas ilustrações que trazem elementos e personagens do regionalismo brasileiro, terão que selecionar e compor uma imagem por meio de colagens, desenvolvendo uma narrativa. Esta composição final é projetada, servindo de base para uma pintura coletiva.

Laboratório Aberto. Sábados e domingos
Indicação: livre
Laboratório Aberto | Já imaginou viajar no tempo? Será que viveria um momento do passado da mesma maneira? A fotografia registra momentos e guarda caminhos de nossa história. Ao rever uma imagem, nossas memórias são aguçadas e nossas emoções revividas. Com base na obra de Fábio Baroli, em que o artista revisita seu álbum de família, o Laboratório Aberto cria um momento conhecido a muitas pessoas: o retrato escolar. Acessível a todos os públicos, os participantes dessa ação educativa poderão realizar suas próprias fotografias da tradicional foto anual do colégio.
Pequenas Mãos. sábados e domingos
Indicação: crianças de 3 a 6 anos
Pequenas mãos | Elaborada especialmente para crianças entre 3 e 6 anos, esta atividade acompanha os primeiros passos na galeria e aguça a percepção dos pequenos visitantes, relacionando as obras de arte através da brincadeira. Para a exposição de Fábio Baroli propomos, após a imersão na galeria, uma visita à oficina de brinquedos do educativo. Resgatando as brincadeiras tradicionais os participantes poderão confeccionar e experimentar brinquedos como peões, trenzinho de madeira, bolas de gude, pipas e bonecas de pano.
Livro Vivo. Sábados e domingos
Indicação livre
Livro Vivo | Essa atividade propõe uma leitura coletiva, desdobrando imagens e interpretações de livros que dialogam com a infância de Fábio Baroli, em Uberaba.
Livros utilizados nesta edição
Titus e as galinhas
Titus é um menino curioso que morava na cidade grande. Quando sua família se muda para uma cidade do interior, Titus surpreende-se todos os dias com as novidades: animais, plantas e comidas.
A Galinha Ruiva
Uma galinha de penas avermelhadas morava numa fazenda com seus pintinhos e alguns amigos. Um dia ela teve uma grande ideia, mas será que conseguirá a ajuda necessária.
A Colcha de Retalhos
Felipe gostava muito de à casa da vovó. Além dos doces e bolos deliciosos que preparava, ela era uma ótima contadora de histórias. Um belo dia, enquanto o neto a ajudava a fazer uma nova colcha, em meio a retalhos coloridos, desenhados e cheios de histórias, os dois foram reunindo e costurando lembranças juntos. A partir desse dia, Felipe passou a compreender algo até então desconhecido para ele – o sentido da saudade.
Musicando. Sábados e domingos
Indicação: crianças a partir de 5 anos
Musicando | O artista Fábio Baroli traz o universo de sua cidade natal Uberaba, em Minas Gerais. O Musicando propõe uma visita às manifestações culturais existentes nessa região. Folia de Reis, Catira ou Cateretê, Congadas e Moçambiques estarão presentes nesta atividade que resgata toda esta musicalidade. Adereços, figurinos e instrumentos típicos dessas expressões culturais estarão acessíveis a todos os públicos.
Visita Mediada | Sábados e domingos, 10h, 12h, 19h - O cerne do projeto pedagógico do CCBB Educativo. A mediação propõe reflexões por meio de conversas que proporcionam uma aproximação entre o educador, o público, suas respectivas formações culturais e as obras expostas. Para esse questionamento coletivo não há uma única solução, mas múltiplas abordagens possíveis durante as trocas que acontecem em todo o percurso.
Indicação: a partir de 6 anos
Serviço:
CCBB Educativo Brasília
Deitei para repousar e ele mexeu comigo – pinturas de Fábio Baroli
Sábados e domingos - atividades diversas que interagem com a mostra - vide programação. 
Informações e agendamentos para grupos e escolas: (61) 3108-7623/7624.

CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a segunda-feira. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook.
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel: 61 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Informações para imprensa
Assessoria de Imprensa - CCBB Educativo/Brasília
Tato Comunicação
(61) 3263.8916 / 3263.5597
Jaque Dias – jaque.tato@gmail.com
(61) 9988.9618
Cíntia Rogner – tato.mkt.imprensa@gmail.com
(61) 9213.9013
Silvia Pacheco - silviapacheco.tato@gmail.com
(61) 9833.5207 
Assessoria de imprensa CCBB: Adalberto Rabelo – rabelo@bb.com.br - (61) 3108-7629 / 7630