O coach Flávio Resende comenta sobre como a desilusão
pode se tornar um impulso para mudarmos para melhor
Infelizmente – ou felizmente – as coisas em nossas vidas nem sempre ocorrem do modo que queremos. Criamos uma expectativa em relação a algo (ou a alguém) e, quando não acontece no nível que esperávamos, ficamos decepcionados. Mas isso faz parte da vida e, se soubermos aproveitar estas experiências, podemos usa-las para nos reinventar, criar novos objetivos e, assim, nos tornamos pessoas melhores.
A decepção pode ser causada dentro de diversas áreas de nossa vida e por vários motivos: amorosa, profissional, quebra de confiança, descoberta de que algo (ou alguém) não é o que você esperava, entre outros. E cada um nos afeta de um modo, cabendo a nós aprender a lidar com cada um deles.
O coach Flávio Resende é especialista em Life Coaching e comenta que o Coaching pode se tornar uma importante arma para superar a decepção. “É muito comum ter sessões com pessoas que estão passando por um momento de decepção. Voltar a confiar é um quiebre para muita gente, e durante as sessões o nosso papel como coach é apoiar o coachee a superar o momento e seguir em frente”, conta.
Segundo o coach, as decepções podem servir como um impulso para mudarmos para melhor. “Se tudo na vida fosse previsível, não nos fortaleceríamos para lidar com as adversidades. Sem duvida, as experiências nos instrumentalizam para lidar com o que não é confortável”, explica Flávio.
Ou seja, as decepções nos causam reações, que, por sua vez, geram consequências. E é possível trabalhar por meio do Coaching para que esta consequência seja um crescimento pessoal. Segundo Flávio Resende, o ser humano é um animal que possui a capacidade de armazenar informações e vivências, ou seja, ele pode (e deve) aprender com os seus erros e dos outros.
“As decepções fazem parte da vida. A diferença é como cada um lida com as frustrações e quanto isso limita o indivíduo em algum aspecto”, conclui o coach.

Sobre o coach Flávio Resende – Flávio Resende, 38 anos, é coach ontológico, pós graduado pela Homero Reis & Consultores. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching (o Coaching de Vida, um processo que potencializa as habilidades do coache para que ele possa ampliar as suas conquistas em todas as áreas de sua vida, focando no aumento de performance, no aperfeiçoamento do comportamento e do pensamento, e nos resultados) e Coaching Empresarial (outra modalidade de coaching direcionada a empresários, que consiste em auxiliar, por meio de técnicas, ferramentas e práticas do Coaching. O foco do trabalho é para que estes profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial).