As cenas da sétima praga da novela bíblica “Os Dez Mandamentos” deixou muita gente de queixo. Mas não não foi somente o público que ficou impressionado com as sequências.
O diretor da trama, Alexandre Avancini, revelou ao R7 que a equipe da produtora Stargate, responsável pela parte da computação gráfica, ficou surpresa com a qualidade dos efeitos especiais. “ A equipe da Stargate, que finalizou as cenas através de computação gráfica, estava presente para ajudar na parte técnica deles. A construção das cenas foi nossa e o pessoal da produtora ficou surpreso com a qualidade da nossa pirotecnia, ou seja, se surpreendeu com as explosões e todo o efeito especial”, contou.
Avancini ainda falou que a sua maior preocupação é com a preservação física dos atores e dos demais profissionais. “Neste tipo de sequência, a grande preocupação é segurança, pois envolve muita explosão e grande número de elenco, além dos figurantes.”, contou.
Parte das cenas, que mostram Moisés no alto do monte, o céu negro, os raios e trovões foi realizada em Hollywood, já as sequências que mostram a cidade sendo destruída foram feitas no próprio Recnov. A pós-produção e finalização também ficou a cargo do estúdio americano.

O destaque positivo da sétima praga em Os Dez Mandamentos fica exatamente para o visual aterrorizante do olhar de Moisés sobre a capital do Egito e a chuva se formando no céu. As bolas de fogo criadas digitalmente também ficaram boas, já as tochas de fogo real, criado com explosões, ficaram nitidamente artificiais, assim como a chuva de granizo.
Em entrevista recente o diretor Alexandre Avancini comentou sobre a sétima praga e afirmou que foi a sequência mais trabalhosa. O castigo envolveu todo o elenco, além de dublês e figurantes. Segundo ele, a cidade cenográfica foi completamente destruída para as filmagens, feitas pela equipe da Record. Já os efeitos especiais ficaram a cargo da produtora norte-americana Stargate, que tem no currículo produções como The Walking Dead e Spartacus. Fonte:R7