quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Exposição "Sempre Mulher" chega ao Venâncio Shopping

Mostra integra campanha Outubro Rosa e retrata mulheres mastectomizadas e as redescobertas sobre o corpo e o mundo
A exposição "Sempre Mulher” estará no Venâncio Shopping de 2  a 13 outubro, das 9h às 19h. A mostra traz fotos de 12 mulheres que tiveram a mama reconstruída, decorrente do tratamento contra o câncer. Aliado às imagens, depoimentos mostrando que a doença não é o fim e sim, um recomeço. A mostra é realizada pela entidade Recomeçar - Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília e faz parte do calendário oficial da campanha Outubro Rosa no Distrito Federal.
As fotos, feitas pela fotógrafa Graça Seligman, apresentam um resultado estético surpreendente e explicitam a redescoberta dessas mulheres sobre seu corpo e visão de mundo, como um resgate da autoestima, da feminilidade e da confiança. Na visão dos idealizadores da mostra, as imagens e depoimentos dessas mulheres, tão felizes e empoderadas de si mesmas, contribuem para a diminuição do tabu em torno do câncer de mama e colabora para o aumento da procura pelo diagnóstico precoce.

"Para a mulher submetida à mastectomia é importante ter a perspectiva de um futuro que restitua a sua integridade e a sua qualidade de vida. O registro das imagens de mulheres vencedoras que passaram pelo tratamento e sofreram mutilação, mas tiveram a mama reconstruída, é uma forma positiva de desmitificar o processo de tratamento.", disse Joana Jeker, fundadora e presidente da Recomeçar - Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília.
Sobre a Recomeçar - Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília
A entidade é sem fins lucrativos, fundada aos 26 de Julho de 2011, em Brasília/Distrito Federal com a missão de contribuir para uma melhor qualidade de vida da paciente mastectomizada.  Defende o recomeço das mulheres mastectomizadas, propagando informações sobre os benefícios da reconstrução mamária para a sua reabilitação emocional e reinserção na sociedade.

Orienta e acompanha a paciente durante o processo de reconstrução da mama pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Atua junto aos Poderes públicos para o cumprimento dos direitos constitucionais de amparo à mulher com câncer. Desenvolve estudos e pesquisas para a promoção eficiente de assistência à saúde para as pacientes com câncer de mama.
Em quatro anos de atuação a entidade já acumula conquistas, com a realização de abaixo-assinados e manifestações que culminaram na realização de mutirões para reconstrução mamária, os quais contemplaram cerca de 300 mulheres que aguardavam a cirurgia plástica, algumas há 15 anos .

A entidade contribuiu também nos debates para aplicação da Lei Federal n° 9.797/99 acerca da obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora de mama pelo SUS.  Conquistou a aprovação integral da Lei Distrital n° 4.761/12 a qual regulamenta a oferta de cirurgias para mulheres que sofreram mutilação parcial ou total da mama, decorrente da utilização de técnicas aplicadas no tratamento do câncer de mama, o direito à cirurgia plástica reconstrutiva a ser realizada na rede hospitalar pública do Distrito Federal. A Lei prevê, ainda, a pigmentação de ambas as aréolas pelo SUS, tornando o DF a Unidade Federativa precursora na oferta desse serviço.

Saiba mais: http://www.recomecar.org/ ou Facebook: RECOMECAR.ASSOCIACAO
Serviço
Exposição "Sempre Mulher"
De 02 a 13 de outubro
Local: alameda de serviços -PA2 do Venâncio Shopping - Setor Comercial Sul, quadra 8
Horário: das 9h às 19h
Entrada franca

Classificação livre 

imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo