Resultado de imagem para violencia contra mulher negraEscola de Educação Infantil investe em projeto que foca na igualdade racial
Dados do último Censo, de 2010, apontam que as mulheres negras representam 25,5% da população brasileira, estimada em 48,6 milhões de pessoas. Segundo o Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres no Brasil, as negras são as maiores vítimas de crimes violentos. De 2003 para 2013, o assassinato dessas mulheres cresceu 54,2%. No próximo dia 20/11 é comemorado o Dia da Consciência Negra.
 Investindo não só no ensino, mas na cidadania e principalmente na igualdade racial e social dos alunos desde cedo, a escola de Educação Infantil CEAV Jr. implantou o projeto ‘Meu Amigo Eu Me Importo’. As crianças levam para casa bonecos que representam um amigo delas. O brinquedo é da cor preta ou branca, como o tom de pele. Alguns apresentam um tipo de deficiência física. O projeto propõe que, a cada fim de semana, o aluno faça programações na companhia do boneco apelidado de “Fofinho”.
 “Pensamos em iniciar o projeto na primeira etapa da educação escolar, pois sabemos que os valores transmitidos nessa fase ficam para vida toda. O objetivo é mostrar para as crianças que, independentemente da cor ou algum tipo de deficiência, todos são iguais perante a sociedade. Não deixamos de ser importantes por termos cor de pele diferente, por exemplo, a diferença está em nossas atitudes e caráter”, declarou Silvana Emília Ferreira, diretora pedagógica do CEAV Jr.
 A diretora acrescentou que o projeto trabalha de forma mais incisiva valores e virtudes como respeito, companheirismo, amizade, responsabilidade, assuntos sérios, mas que ainda são abstratos para uma criança. Silvana garante que a iniciativa produz resultados positivos.
 “A escola é um espaço privilegiado para a formação e desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida. O projeto está sendo um sucesso, pois os alunos já aprenderam a lidar com as pessoas com mais respeito”, comemora a diretora.
Foto: divulgação/CEAV Jr. (crédito obrigatório): Projeto utiliza bonecos para compreensão das crianças acerca da igualdade racial

Fonte: Objetiva Comunicação