Você sabia que as doenças cardíacas são a principal causa de morte nos Estados Unidos? Assustador, não é? Não há momento melhor do que agora para eliminar os alimentos prejudiciais e ter uma alimentação saudável para melhorar sua saúde nos anos que estão por vir.
O coração é nosso órgão mais vital, mas se você perguntar a uma pessoa os cuidados que ela toma com ele, não obterá uma resposta muito satisfatória. Nem mesmo um médico costuma ser a melhor fonte de conselhos sobre o coração: afinal, uma visita a um clínico geral não dura mais do que 10 minutos. Então, ainda que se coração esteja em perigo, a maioria dos médicos irá dizer apenas para tomar cuidado com o que come, sem dar muito mais detalhes.
Por essas e outras, estamos aqui para ajudar. Descubra aqui os 30 alimentos que sabotam a saúde do seu coração e precisam ser removidos da sua dieta o mais rápido possível. Quando tiver feito uma revolução em sua cozinha, confira também os 30 alimentos que farão você nunca se sentir velho!
PORQUE CONTÉM MUITO SAL … Muita gente sabe que consumir sal em excesso pode elevar a pressão arterial. Mas nem todo mundo percebe que uma pressão descontrolada pode fazer suas artérias endurecerem e estreitarem, aumentando os riscos de doenças cardíacas. Isso não é tudo: uma nova pesquisa também relaciona a obesidade com a ingestão elevada de sódio. Os pesquisadores também descobriram que homens acima do peso que ingerem muito sal têm 61% mais probabilidades de morrerem por doenças cardíacas. Você já sabe que alimentos como batatas fritas, por exemplo, têm uma quantidade enorme de sal, mas vamos revelar 10 fontes do mineral que são bem menos óbvias, para você ficar de olho. Memorize estas dicas e repense sua dieta!
1. Vegetais em conservas

Vegetais podem ser a pedra angular de uma dieta adequada para o coração, desde que eles não venham enlatados. Os conservantes e molhos que mantêm os vegetais em bom estado dentro do recipiente são cheios de sódio. Procure opções com baixo teor de sódio ou sem sal e não se esqueça de lavar muito bem seus legumes. Não conseguiu encontrar uma opção sem sal? Considere comprar vegetais congelados, pois há muitos e muitos para escolher que podem ser consumidos sem medo. Quando o assunto é cuidar do coração, vigilância é tudo!
                                                                 2. Sopas de restaurante / 3. Frios
De acordo com uma pesquisa recente, 48% dos americanos andam tentando diminuir o consumo de sódio, mas de acordo com a revista Academy of Nutrition and Dietetics, eles consomem um sanduíche por dia, uma das principais fontes de sal na dieta do país. Coincidência? Achamos que não. O pão e os condimentos certamente não ajudam, mas os frios são os principais culpados, contribuindo com cerca de 250 miligramas de sódio por fatia. Sejamos realistas: todos nós usamos pelo menos umas três fatias nos nossos sanduíches, o que equivale a 1.000 mg de sal em uma única refeição. A solução, pelo jeito, realmente é desapegar.
4. Molho de tomate / 5. Refeições congeladas
Comida congelada pode ser uma opção rápida e simples quando você está sem tempo, mas é uma opção cheia de sal. Sim, até mesmo as versões mais saudáveis. Uma porção de frango grelhado e legumes, por exemplo, pode ter até 620 miligramas de sódio. É mole? Quando estiver em busca de uma refeição rápida, procure aquelas que têm menos de 500 mg por porção. E sempre que comer algo com tanto sódio, tome um suco detox para se livrar do excesso de sódio!
6. Suco vegetal / 7&8. Alcaparras & Ketchup
Quando o assunto é pressão arterial e saúde do coração, os temperos fazem toda diferença. Sabe as alcaparras que você usou no seu franguinho grelhado? Elas têm mais de 200 mg de sal por colher de sopa. O ketchup, por sua vez, tem 167. Pense na forma que você tempera seus alimentos para manter sua barriga chapada e o coração funcionando.
9. Queijo cottage / 10. Carne seca
A carne seca parece estar na moda hoje em dia. Este alimento é cheio de proteínas, mas também é notoriamente rico em sal, o que não é uma boa notícia se você tem pressão alta ou quer cuidar da saúde do seu coração. Uma pequena porção do alimento pode ter até 700 mg de sal, o que é mais de quatro vezes o que você encontraria em uma porção de batatas fritas. Então é melhor deixar o alimento de lado ou consumi-lo muito casualmente.
PORQUE ISSO VAI ENTUPIR SUAS ARTÉRIAS… Quanto mais colesterol você tiver em seu sangue, maior a chance das suas artérias entupirem. Como evitar isso? Basta ter uma dieta que evite determinados tipos de gorduras saturadas e trans. Leia mais para saber como combater o colesterol!
11. Creme para café
Este produto é uma das principais fontes de gordura trans, muitas vezes escondida sobre o nome de óleo hidrogenado. As gorduras trans aumentam os níveis de colesterol e diminuem a memória em adultos abaixo de 45 anos de idade! Nosso conselho é que você deixe de usar o produto derivado do leite. Há outras variedades deliciosas e totalmente livres de gorduras. Outra ótima ideia é trocar o café pelo chá! Um estudo holandês descobriu que pessoas que tomam até três xícaras de chá por dia diminuem pela metade o risco de ataques cardíacos. Além disso, o chá também pode contribuir para que você tenha aquela cinturinha que sempre sonhou!
12. Tortas congeladas / 13. Sorvete
Um adulto saudável não deve consumir mais do que 300 mg de colesterol por dia. Uma taça de alguns tipos de sorvetes chega a ter mais de um terço deste valor! Uma opção gostosa e saudável é fazer um sorvete de banana. Corte duas bananas e congele-as durante a noite. No dia seguinte, adicione leite de amêndoas até que a mistura fique com a consistência de um sorvete. Raspas de chocolate meio amargo dão uma cobertura e tanto. Além disso, alimentos ricos em fibra diminuem nossos níveis de colesterol, de acordo com a Mayo Clinic.
14. Frango frito
O peito de frango grelhado é uma das melhores proteínas para a perda de peso, mas quando você consome a pele deste alimento e o prepara em uma frigideira cheia de óleo, a realidade nutricional do alimento muda da água para o vinho. Nessas condições, o frango frito pode ser tão prejudicial quanto o bacon! É melhor preparar seu frango de outra maneira e separar a pele.
15. Margarina
A margarina costuma ser preparada com óleos parcialmente hidrogenados, uma das fontes mais comuns de gorduras trans. Talvez você já saiba que este tipo de gordura está ligado às doenças do coração, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que ela também pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, tornando-a mais vulnerável à radiação ultravioleta. Traduzindo: olá, rugas! Ignore a margarina e procure opções mais saudáveis para o seu café da manhã, sugere a nutricionista Isabel Smith.
16. Biscoitos
Esta é uma má notícia para quase todo mundo, mas os biscoitos são cheios de gorduras trans, que podem danificar - e muito - seu coração. Na verdade, cada unidade de alguns tipos de biscoito pode conter até 3 gramas, mais do que você deveria consumir por dia. Embora alguns rótulos digam que o alimento não tem gorduras trans, ele pode ser fabricado com óleo de soja hidrogenado. Procure versões feitas com grãos saudáveis para manter suas artérias limpas e funcionando.
PORQUE ISSO MEXE COM O AÇÚCAR NO SEU SANGUE… Não é novidade para ninguém que os níveis de açúcar no nosso sangue não devem subir muito, certo? Dito isto, uma parte importante em manter seu coração saudável, é ter estes níveis sob controle. E de acordo com a Mayo Clinic, controlar o açúcar no sangue pode reduzir muito os riscos de doenças cardiovasculares. É claro que doces e refrigerantes podem causar um estrago e tanto no seu sistema, mas há uma série de outras coisas que também precisam ser observadas. Leia mais para conhecer os principais vilões da alimentação saudável.
17. Arroz branco
Embora os grãos integrais reduzam o risco de morte por doenças cardíacas em até 20%, os grãos refinados têm o efeito oposto sobre sua saúde. Na verdade, um estudo que contou com mais de 350.00 voluntários descobriu que pessoas que consomem arroz branco regularmente têm um risco maior de sofrer com diabetes tipo 2. A melhor forma de evitar estes problemas é consumir grãos integrais. Seu coração agradece!
18. Café com coberturas
19. Comida chinesa
Graças aos molhos agridoces e as frituras empanadas, os restaurantes chineses podem não ser a melhor opção. Especialistas dizem que a comida chinesa pode aumentar drasticamente seu açúcar no sangue e mantê-lo elevado por um tempo substancialmente alto! Para manter seus níveis de glicose em segurança, sem desistir dos sabores que você ama, peça alimentos preparados no vapor e tempere com seu molho preferido. O consumo moderado pode tornar sua refeição até 10 vezes mais saudável. Não se esqueça de perguntar se eles têm arroz integral! Acabamos de falar sobre o assunto, então esta dica dispensa comentários.
20. Bolo de canela
Todos os bolos são minas de açúcar e carboidratos, mas o bolo de canela pode ser o pior de todos. Considere isso: uma porção da receita clássica pode ter 880 calorias, 127 gramas de carboidratos e 58 gramas de açúcar! Existem maneiras muito melhores de começar o seu dia. Seja criativo e proteja seu coração!
21&22. Bacon e salsicha
Estes alimentos representam um risco e tanto para a sua vida. Como? Eles contêm nitratos, um conservante que interfere com a habilidade natural do corpo de processar o açúcar, o que aumenta o risco de diabetes. Como se isso não fosse suficiente, a maioria das carnes processadas tem muito sódio, o que causa hipertensão, inchaço e doenças cardíacas.

PORQUE ISSO ENGORDA… A obesidade é frequentemente associada às doenças cardíacas. Quanto mais gordura você armazena, maiores são seus níveis de colesterol e açúcar no sangue. Vamos falar um pouco mais sobre este assunto.