Para evitar os excessos é essencial aprender a comer de forma consciente. Conheça alguns truques para o conseguir fazer
O feriado de Páscoa reúne a família desde a Sexta-feira Santa para almoços e jantares, mas essas refeições não devem ser sinônimo de excessos. Alguns truques podem ajudar a ter uma melhor noção do seu apetite, evitando comer demais, não apenas nesta época do ano.
é possível comer de forma consciente:
Avalie o nível da sua fome. Antes de qualquer refeição classifique a sua fome numa escala de 1 a 10. Depois de ter essa noção será mais fácil saber qual a porção que você precisa comer. Mantenha-se consciente dos sinais de saciedade antes avançar para uma segunda porção.
Longe dos olhos, longe do pensamento. Sirva-se na cozinha e dê prevalência aos legumes, grãos e proteína. Faça a refeição longe das panelas para não se deixar seduzir pela ideia de poder repetir o prato mesmo sem ter fome. Coma devagar para sentir quando estiver satisfeito. Alguns nutricionistas também sugerem que use um prato de sobremesa para ter a ilusão de que está comendo mais do que o que realmente tem no prato.
Respire calmamente. Faça cinco respirações profundas antes de comer, olhe ao seu redor, tome tempo para apreciar a comida em todos os sentidos: aparência, aroma e textura. Mastigue muito bem, lentamente e vá apreciando cada garfada.