O Torneio acontece hoje e amanhã, no Clube Cota Mil
Dezoito alunos da Federação Brasiliense de Vela Adaptada (FBVA) participaram, ontem (21), de regata em comemoração ao aniversário de Brasília. A competição também pontuou para o Torneio Rodolf Pohl, que acontece hoje e amanhã, no Clube Cota Mil.
 Foram classificados para esta competição os atletas Ana Paula Marques (primeira colocada), Estevão Carvalho e Viviane Silvestre, na classe Hansa 303. A bordo do Hansa 2.3, o pódio ficou com Alexandre Uesugi, Iracema Marques e Mariana Guedes. A classe 2.4mr, única paralímpica entre a regata de quinta, terminou com Luiz Gouveia em primeiro, Marcos Vinícius Silva de Moraes em segundo e André Imbroizi em terceiro.
 Atletas da cidade
A equipe de vela adaptada de Brasília conta com o apoio do BRB desde o ano passado. De acordo com João Eduardo Silveira, gerente de patrocínio do BRB, o suporte a este projeto reflete a preocupação da Instituição em apoiar, também, projetos voltados à inclusão social: “Além disso, os resultados alcançados por esses atletas são surpreendentes. O que comprova que Brasília possui diversos talentos e que precisam apenas de apoio para crescer”, ressaltou.
 O Torneio
Este é o segundo ano em que a Federação promove o Torneio Rodolf Pohl. Esta edição celebra o centenário do homenageado, Rudolf Pohl. Considerado pioneiro no iatismo na Capital Federal, Pohl chegou a Brasília em 1958 e deixou seu legado de amor à vela. Hoje, seu filho Bruno Pohl é o coordenador do projeto, que tem como objetivo ensinar adultos e crianças com deficiência física ou neurológica a velejar.
 Bruno conta que aprendeu a velejar na infância, com o pai, e destaca: “Na vela adaptada, conseguimos desenvolver os praticantes num esporte que auxilia o resgate da autoestima, reduz a depressão, aumenta a socialização e promove a inclusão social”. 
 Hoje, a equipe é composta exclusivamente por paratletas. Quatro deles, inclusive, já estão confirmados no Campeonato Mundial de Vela Adaptada Classe Hansa 303, que acontecerá na Holanda, de 1º a 10/6 deste ano. “Tenho sido mais rigoroso com a equipe, em razão dos resultados que os alunos têm alcançado. O Mundial conta com aproximadamente 30 paratletas, em competição individual, e a expectativa é que ao menos um de nossos alunos fique entre os 15 primeiros colocados”, ressaltou Bruno Pohl.
 Serviço
Torneio Rudolf Pohl de Vela Adaptada
Data: 22 e 23/4
Horário largada: 9h
Local: Orla do Clube Cota Mil (Entrada gratuita)
 Mais informações
Assessoria de Comunicação