quarta-feira, 13 de abril de 2016

Associação recomenda que shoppings fechem durante votação do impeachment


Abrasce, que representa 68% do setor, quer protestar contra crise econômica, Segundo entidade, perto de 450 mil empregos serão extintos em 12 meses Em 2016, já foram canceladas as inaugurações de 13 novos shoppings. 
A Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), principal entidade representativa do setor no país, está recomendando que os centros de compras não abram no próximo domingo (17.abr), quando será realizada a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara. O objetivo é protestar por causa do fraco desempenho da economia nos últimos meses.
A partir desta 4ª feira (13.abr), a entidade enviará e-mails para seus mais de 350 associados sugerindo ponto facultativo no próximo domingo. Associação representa 68% dos 538 shoppings centers no Brasil.
A ideia é passar um recado de insatisfação com a crise política, que tem afetado o desempenho econômico do país. “Resolvemos sacrificar o domingo, um dia sagrado para o varejo, porque resolver esse imbróglio político, com ou sem a saída da presidente, é essencial para que esse cenário se inverta'', avalia o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
O setor de shoppings centers registrou aumento de 6,5% nas vendas em 2015, segundo dados da entidade. Descontada a inflação, porém, o desempenho real aponta uma queda de 4,3%.
Outro dado que preocupa o segmento é a queda na taxa de ocupação dos centros de compras o percentual de pontos de venda funcionando em relação à capacidade total das unidades. Historicamente em torno de 97%, hoje o percentual caiu a 91,5%.

Das 30 inaugurações de shoppings previstas para este ano, 13 já foram canceladas. O presidente da Abrasce estima que até 15% do total de postos de trabalho no setor, hoje cerca de 3 milhões, possam ser fechados nos próximos 12 meses –ou seja, serão 450 mil empregos a menos. Fonte: repórter do UOL Guilherme Moraes.

imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo