Julia Dalavia é daquelas típicas cariocas da gema. Tijucana de fala arrastada, a atriz usa uma gíria em cada frase e é adepta do jeito solto de levar a vida. Em cena, ela se transforma. Como dizia Guimarães Rosa, “Sertão é quando menos se espera”. Com a valentia de uma sertaneja, a jovem de 18 anos compra o drama de Maria Tereza, protagonista de “Velho Chico”, e se entrega à trama de sangue, suor e lágrimas.
— Antes de começar a gravar, fiquei muito nervosa. Pensava: “Ai meu Deus, tudo o que eu fizer vai estar errado e eu não vou saber refazer...”. Mas sou muito de me jogar. Deram o “ação”, eu prendi a respiração e fui. Graças a Deus, correu tudo bem — conforta-se.
A coragem do papel fictício também tem vez fora da telinha. Nos bastidores deste ensaio de moda com looks em tons terrosos, a morena assume que, se encarasse um amor proibido, a bandeira da luta seria sua opção.
— A partir do momento em que eu quero algo e sei que aquilo vai fazer bem para mim, eu vou atrás. Não brigo à toa, mas sou aquariana e não suporto alguém dizendo o que tenho que fazer — frisa, numa referência ao casamento forçado de sua personagem com Carlos Eduardo (Rafael Vitti).
Atriz posa com tons terrosos em ensaio de moda Foto: Márcio Alves / Extra
Delmiro Gouveia, em Alagoas; São Francisco do Conde, na Bahia; e Petrolina, em Pernambuco, foram cenários por onde passou o elenco da novela das nove com nomes como Rodrigo Santoro, Rodrigo Lombardi, Fabiula Nascimento e Camila Pitanga (a última viverá Tereza na segunda fase da novela das nove).
— A realidade das pessoas do sertão é muito difícil, eu me senti até mal — confessa Julia, que ainda está impactada com as lembranças do Nordeste.
Atriz posa com tons terrosos em ensaio de modaPor trás das câmeras, uma curiosidade ditava o clima entre a atriz e Santoro, intérprete de Afrânio, seu pai na história. Na preparação, o ator brigava com a colega, dizendo coisas em seu ouvido com o intuito de despertar tristeza e raiva nela.
— Ele queria que eu nutrisse os sentimentos que Tereza tem pelo pai. É um hábito das produções dirigidas por Luiz Fernando Carvalho. Os atores, no set, entram 100% nos personagens. Por conta disso, nós não conversávamos sobre nada que não fosse dali, ficamos muito concentrados.
EXT NX - Rio, 28/03/2016, Moda Canal / Julia Dalavia - Moda Canal com a atriz Julia Dalavia próximo ao canal do Quebra-Mar, na Barra da Tijuca. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
Fora da TV, não há motivos para desavenças. Com uma relação livre e amorosa com os pais, Julia experimenta agora outro tipo de afeto.
EXT NX - Rio, 28/03/2016, Moda Canal / Julia Dalavia - Moda Canal com a atriz Julia Dalavia próximo ao canal do Quebra-Mar, na Barra da Tijuca. Foto: Márcio Alves / Agência O Globo— Estou namorando pela primeira vez. Ele é uma pessoa que entende o que faço, sabe que eu amo atuar, não tem ciúme... Foi um presentão — declara-se ao par de fora do meio artístico, sem dar nome ao felizardo: — Não faço o tipo romântica em excesso. Tenho o pé no chão. Sou parceira, mais do que sonhadora. Quando era mais nova, gostava muito de ler romances. Mas cresci e fui conhecendo outras histórias.
A racionalidade da vida real distancia Julia de seu papel. Em “Velho Chico”, o amor entre Maria Tereza e Santo (Renato Góes) rendeu cenas ardentes à beira do Rio São Francisco. Para dar veracidade a essa paixão, a artista deixou os pudores de lado.
— Foi a primeira vez dela, houve uma insinuação leve, com muito bom gosto da direção. De qualquer forma, eu não teria problemas com a nudez. Sou supertranquila. Só não vou me expor por qualquer coisa.
Julia Dalavia é Maria Tereza em ‘Velho Chico’
Julia Dalavia é Maria Tereza em ‘Velho Chico’ Foto: Márcio Alves / Agência O Globo
Créditos
Beleza: Aline Oliveira
Produção de moda: Tracy Rato e Aninha Santiago
Agradecimento: Casa do Maick e Pousada Quebra-mar
Fotos: Márcio Alves