A prefeitura de Águas Lindas de Goiás conseguiu desenvolver programas importantes nas escolas do município. Os professores do bloco de alfabetização atendidos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) trabalham com objetivo de alfabetizar as crianças do 1° ano até o final do 3º Ano com o letramento.
Os projetos desenvolvidos nas escolas têm o objetivo de sensibilizar as crianças quanto ao uso adequado do meio ambiente, conscientizar a população da necessidade de não jogar lixo nas ruas e nos terrenos baldios, alertar aos cidadãos para manter limpos os lotes não ocupados pelos donos, desenvolver práticas cidadãs em relação à limpeza pública com plano de coleta adequada e seleção do lixo, entre outras.

“Em 2013, iniciamos o Programa no Município realizamos o Projeto “Meu Bairro” na Escola Municipal Santa Lúcia, este projeto foi escolhido pela Universidade Federal de Goiás e apresentamos no seminário final no Município de Caldas Novas”, destaca o prefeito Hildo.
Várias escolas trabalham a questão ambiental com seriedade. A Escola Municipal MED-Guão realiza com sucesso o projeto. “Água, sabendo usar não vai faltar”, com o objetivo de conscientizar seus alunos e a comunidade quanto ao uso racional da água. O projeto culminou com uma passeata de três quilômetros pelo bairro.
As Escolas Municipais realizam também anualmente o “Projeto Leitura”, cujo objetivo é auxiliar na alfabetização e desenvolvimento dos nos alunos e ainda estimular o gosto e o prazer pela leitura.
No “Projeto de Reagrupamento”, a escrita, bem como a leitura, é uma habilidade que capacita o cidadão para atuar em todos os âmbitos sociais; pois, cada vez mais, precisa-se da escrita para se comunicar. Além de apresentar aos alunos a oportunidade da aprendizagem, a escola precisa estimulá-los ao uso correto das palavras através de leituras e escrita com atividades direcionadas.
Foi pensando nisso que a equipe da Escola Municipal Rui Barbosa preparou um projeto de reagrupamento para a alfabetização onde serão trabalhados com as crianças que estiverem nos níveis: os pré-silábicos, silábicos e alfabéticos de acordo com o teste da psicogênese, de maneira lúdica, divertida e sequenciada, no qual venha a ser muito instigante para os alunos.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM