segunda-feira, 9 de maio de 2016

Método praticado por professor da UNB leva matemática para dentro do shopping

Game transforma um dos mais temidos conceitos da área de exatas em diversão
 Ao contrário do que muitos podem pensar, a matemática pode ser divertida, envolver emoção e conquistas. Por isso, pelo segundo ano consecutivo o JK Shopping foi o escolhido para receber o Rei da Derivada. O 12º encontro vai reunir universitários, do DF e de outros estados, em uma disputa de cálculos matemáticos. O evento que foi um grande sucesso no ano passado, vem crescendo e conquistando cada vez mais admiradores. Este ano são esperados trezentos estudantes para dois dias de competição, no sábado, 14/05 entre às 10h e 22h e no domingo, 15/05 das 14h às 18h, na praça de eventos do mall.

A dinâmica da brincadeira, é simples. Os participantes são divididos em pequenos grupos que travam batalhas entre si com um único desafio: ver quem consegue resolver a função proposta mais rapidamente. O jogo é divertido e tem como um dos principais objetivos desmistificar a derivada, conceito matemático que faz parte da disciplina de Cálculo I e está presente em todos cursos da área de exatas, que é para muitos alunos, sinônimo de temor. Ao todo, serão 18 grupos disputando simultaneamente, em 36 grandes quadros brancos espalhados pela praça central. O título de rei ou rainha da derivada é dado àquele que conquistar mais pontos no fim do jogo. O vencedor, também receberá prêmios das lojas Aloha, Coll Cat e Hilms Bonés.
Segundo o professor de Cálculo da UnB e idealizador do evento, Ricardo Fragelli, o projeto está crescendo e este ano receberá professores vindos de São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Bahia. “O Rei da Derivada já é feito em vários estados brasileiros, e os professores geralmente vêm a Brasília para entender melhor os detalhes do evento e replicarem em suas Instituições. Para nós, é uma alegria muito grande e uma motivação a mais para fazermos um excelente RDD ”, ressalta.
Os estudantes que tiverem interesse em participar podem fazer a inscrição através do site www.reidaderivada.com .

Participação da comunidade
E é claro que a comunidade, também, poderá participar. Em paralelo à competição, durante todo o evento, acontece uma oficina onde qualquer visitante do shopping, que tenha mais de 5 anos, pode participar fazendo sua inscrição na hora. A atividade é destinada aos professores, pais e responsáveis, e tem o intuito de mostrar técnicas que podem tornar a aprendizagem mais motivadora e interessante. São desafios de lógica, jogos para colorir e brincadeiras que envolvem a matemática de maneira divertida e lúdica.
Rei da Derivada
Local: JK Shopping – Avenida Hélio Prates, QNM 34 (entre Taguatinga e Ceilândia)
Data: 14 e 15/05 (sábado e domingo)
Horário: Sábado – 10 às 22h; domingo das 14 às 18h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3246-8601
www.jkshoppingdf.com.br
Facebook.com.br/jkshoppingdf

imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo