Game transforma um dos mais temidos conceitos da área de exatas em diversão
 Ao contrário do que muitos podem pensar, a matemática pode ser divertida, envolver emoção e conquistas. Por isso, pelo segundo ano consecutivo o JK Shopping foi o escolhido para receber o Rei da Derivada. O 12º encontro vai reunir universitários, do DF e de outros estados, em uma disputa de cálculos matemáticos. O evento que foi um grande sucesso no ano passado, vem crescendo e conquistando cada vez mais admiradores. Este ano são esperados trezentos estudantes para dois dias de competição, no sábado, 14/05 entre às 10h e 22h e no domingo, 15/05 das 14h às 18h, na praça de eventos do mall.

A dinâmica da brincadeira, é simples. Os participantes são divididos em pequenos grupos que travam batalhas entre si com um único desafio: ver quem consegue resolver a função proposta mais rapidamente. O jogo é divertido e tem como um dos principais objetivos desmistificar a derivada, conceito matemático que faz parte da disciplina de Cálculo I e está presente em todos cursos da área de exatas, que é para muitos alunos, sinônimo de temor. Ao todo, serão 18 grupos disputando simultaneamente, em 36 grandes quadros brancos espalhados pela praça central. O título de rei ou rainha da derivada é dado àquele que conquistar mais pontos no fim do jogo. O vencedor, também receberá prêmios das lojas Aloha, Coll Cat e Hilms Bonés.
Segundo o professor de Cálculo da UnB e idealizador do evento, Ricardo Fragelli, o projeto está crescendo e este ano receberá professores vindos de São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Bahia. “O Rei da Derivada já é feito em vários estados brasileiros, e os professores geralmente vêm a Brasília para entender melhor os detalhes do evento e replicarem em suas Instituições. Para nós, é uma alegria muito grande e uma motivação a mais para fazermos um excelente RDD ”, ressalta.
Os estudantes que tiverem interesse em participar podem fazer a inscrição através do site www.reidaderivada.com .

Participação da comunidade
E é claro que a comunidade, também, poderá participar. Em paralelo à competição, durante todo o evento, acontece uma oficina onde qualquer visitante do shopping, que tenha mais de 5 anos, pode participar fazendo sua inscrição na hora. A atividade é destinada aos professores, pais e responsáveis, e tem o intuito de mostrar técnicas que podem tornar a aprendizagem mais motivadora e interessante. São desafios de lógica, jogos para colorir e brincadeiras que envolvem a matemática de maneira divertida e lúdica.
Rei da Derivada
Local: JK Shopping – Avenida Hélio Prates, QNM 34 (entre Taguatinga e Ceilândia)
Data: 14 e 15/05 (sábado e domingo)
Horário: Sábado – 10 às 22h; domingo das 14 às 18h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3246-8601
www.jkshoppingdf.com.br
Facebook.com.br/jkshoppingdf