A comemoração é uma das mais tradicionais festas do calendário brasileiro. Protagonistas desta celebração, as comidas típicas fazem sucesso entre os visitantes
Vinho quente, quentão, fogueira, bandeirinhas... Chegou a hora de enfeitar o "arraiá", escolher o par para dançar a quadrilha e se divertir na festa junina! A comemoração - que surgiu no período pré-gregoriano como uma festa pagã para comemorar a fertilidade da terra e as boas colheitas - é uma das mais tradicionais festas do calendário brasileiro. Protagonistas desta celebração, as comidas típicas fazem sucesso entre os visitantes. 
Para manter a animação das comadres e dos compadres, a Paçoca do Comitê Umami não poderia deixar passar em branco uma data tão especial para a cultura brasileira. garante à festa o toque umami - um dos cinco gostos básicos do paladar humano. A festa junina ficará deliciosa, pois os alimentos umami proporcionam aumento da salivação, prolongamento do sabor e diversos outros benefícios para o organismo.
Ingredientes (rende 20 porções)
500 g de amendoim, torrado e sem pele
1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
meia xícara (chá) de farinha de milho amarela (100 g)
meia colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de manteiga derretida (60 g)
Modo de preparo:
1. No copo do processador, coloque o amendoim, o açúcar, a farinha de milho, o sal e a manteiga, aos poucos, e bata por 2 minutos, ou até que vire uma farofa úmida.
2. Transfira para copos individuais e sirva em seguida.