Começa nesta terça-feira (7), a 6ª edição do festival Brinda Brasil – Salão do Espumante de Brasília. O evento ocorre no restaurante Coco Bambu, no Lago Sul, até amanhã (8). O Brinda Brasil busca explorar os aspectos culturais das regiões produtoras e a tradição da vinicultura brasileira.
 O presidente do BRB, Vasco Gonçalves, conta que esta é a primeira vez que o BRB apoia o Brinda Brasil. “Mais do que um evento destinado à degustação de espumantes de todas as regiões do país, principalmente do sul do Brasil, é uma grande oportunidade de negócio, visto que contaremos também com a presença dos distribuidores aqui do Distrito Federal, além de uma oportunidade de disseminar mais conhecimento aos profissionais do setor”, destaca.
 Nesse contexto, vale destacar que conforme pesquisa recente encomendada pelo Sebrae, em parceria com a Abrasel e o Ibravin, Brasília é a cidade brasileira que mais consome espumantes. Os dados foram aferidos a partir do consumo em mesas de bares e restaurantes do Plano Piloto (Lagos Sul e Norte, Asas Sul e Norte, Sudoeste, Octogonal e Cruzeiro).
 Vinícolas participantes

Vinte vinícolas participarão desta edição do festival. São elas: Domno Brasil, Família Zanlorenzi, Casa Valduga, Garibaldi, Lidia Carraro, Villagio Grando, Guatambu, Maximo Boschi, Vinícola Salton, Pericó Vinícola, Rio Sol, Zanella Vinícola, Luiz Argenta, Batalha, Adolfo Lona, Don Guerino, Dom, Casa Madeira, Colinas de Pedra e Gran Legado.
 Saiba mais
O primeiro espumante brasileiro foi produzido em 1913, em Garibaldi (RS) e, hoje, já é responsável por 60% das medalhas conquistadas pelos vinhos brasileiros nos concursos internacionais.
Destaca-se que o espumante é uma bebida reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo. Até 2004, o país consumia 20% de espumantes brasileiros e 80% de importados. Hoje, essa equação está inversa. O Brasil é considerado um dos melhores produtores de espumantes e isso se dá em razão da condição diferenciada de solo e do clima, excepcionalmente favorável.
 Com isso, o Brasil está entre os 15 maiores produtores de espumantes do mundo. De acordo com especialistas internacionais, ainda, as Serras Gaúcha e Catarinense só são comparáveis às regiões de Champagne, na França, e Franciacorta, na Itália.
 Serviço

Brinda Brasil - Salão do Espumante de Brasília
Data: 7 e 8/6
Local: Salão de Eventos do Coco Bambu (Ícone Parque Conjunto 36, Parte C, 301, SCES Trecho 2, 2 - Asa Sul)
Horário: das 18 às 23 horas
Ingressos na Academia Premier Fitness (503 Sul e Venâncio 2000), Zahil (306 Sul), Estação dos Vinhos (407 Norte) e nas lojas físicas da Bilheteria Digital