Ginecologista responde e explica que a cor do sangue pode indicar coisas diferentes
Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, sublinha que sangrar depois de fazer sexo não é normal.A ginecologista diz que se isso lhe acontece deve procurar um médico e fazer exames ginecológicos. Mas refere à edição brasileira da revista Cosmopolitan que existem vários tipos de sangramento, e que dependendo da cor, o sangue pode indicar coisas diferentes:
O sangue vermelho vivo e em abundância pode indicar que parte da parede vaginal se desfez durante a relação sexual. Algo que não é comum mas que acontece quando se forma vácuo durante uma penetração mais agressiva. Se o sangramento não parar deve ir ao hospital.
Se é vermelho vivo mas em pequena quantidade pode indicar uma lesão no colo do útero, como explica a especialista. Geralmente, essas lesões acontecem porque o tecido que reveste o canal do colo se exterioriza, gerando um aspeto de ferida, que sangra ao toque. Na grande maioria das vezes essas feridas são benignas, mas só um médico poderá avaliar.
Sangue com tonalidade de café geralmente vem de dentro do útero e surge em mulheres que tomam pílula contraceptiva. A relação estimula a contração do útero, e se houver algum sangue acumulado, este poderá sair. Se a mulher tem miomas ou pólipos (lesões benignas), também estará mais propensa a ter sangramentos durante o sexo.