sexta-feira, 8 de julho de 2016

Arte de cuidar da vida Mais de 400 enfermeiros receberam a carteira do Coren-DF

A presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputada Celina Leão, recebeu, nesta sexta-feira (8), no auditório da Casa, mais de 400 enfermeiros que se graduaram e agora receberam a carteira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF). “A enfermagem tem uma importância além da técnica que, na verdade, é o exercício da prática humanista”, destacou Celina enfatizando o esforço e empenho de cada um para chegar à graduação e consequentemente a obter a carteira que garante o exercício da profissão.

Durante seu discurso, Celina relembrou que muitos dos que estavam ali, trabalhavam durante o dia e à noite iam para a faculdade. “Na busca por melhores salários, muitos técnicos buscaram o curso de Enfermagem. Temos [nós parlamentares] um compromisso tanto com os técnicos quanto com os enfermeiros. Muitos inclusive, já trabalham na rede pública”, comentou a parlamentar, lembrando o momento triste que a saúde passa no DF.

“Quando se fala em resolver o problema da saúde pública do DF, o governo vem falar de Organizações Sociais (OSs). O governo não trouxe o tema para uma mesa de negociação. Muitas pessoas estavam na expectativa. Considero um desrespeito com as pessoas que estudaram e passaram em um concurso público. Não estamos totalmente fechados a uma discussão. Queremos discutir com clareza com o governo”, afirma Celina.
Ao comentar o quadro da saúde do DF, Celina diz que muito será cobrado dos novos profissionais, especialmente, os que já trabalham nos órgãos de saúde pública do DF. “Trabalhar sem algodão, remédios, equipamentos e pessoal será muito difícil, porque em muitos casos a estrutura é precária”. E sublinhou: “Digo a vocês, que começam agora uma carreira, que contem com a Câmara Legislativa! Muitas das lutas pelas carreiras de vocês são travadas nas Assembleias, tanto estadual quanto na Câmara Federal”, esclareceu Celina, dizendo ainda que o DF vive, hoje, um problema muito grave, que é a exploração do trabalhador na rede privada.  
A deputada destacou que hoje esses profissionais estavam mudando de fase. “Descobri que uma categoria é muito importante e que uma categoria unida cresce unida, e se faz representar por seu sindicato, por seu Conselho. Parabenizo a todos, especialmente, suas famílias, que estão aqui, para juntas comemorarem esse momento especial. Acreditamos que se vocês buscaram o curso de Enfermagem é porque vocês têm vocação para amar as pessoas. Este é um curso que exige muita dedicação e muito amor. Que Deus os ilumine nessa jornada”.
Para a presidente da CLDF, o estudo da Enfermagem é uma arte que relaciona os cuidados com o ser humano, que trabalha individualmente e coletivamente em prol do bem-estar. “O trabalho dos enfermeiros é feito pela proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, contando com um sentido mais amplo além dos cuidados com a saúde”, analisa. “É muito importante, para mim, participar, hoje, deste momento na profissão de vocês, que cuidam da vida!”, finalizou.

Ascom da deputada Celina Leão

imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo