quinta-feira, 7 de julho de 2016

As 10 características de um líder de sucesso

Segundo coach, as características de um líder podem ser desenvolvidas por qualquer um. Saiba quais são
Sempre que um grupo precisa se reunir em prol de um objetivo, o papel da liderança se torna evidente, seja pela proeminência de uma figura ou pela falta dela. Segundo Flávio Resende, especialista em Life Coaching, desenvolver a liderança é sempre saudável, seja em espaços organizacionais, familiares ou sociais. “Além de melhorar os fluxos, fica mais claro o papel de cada um no atingimento de uma meta comum a todos”, explica o coach. Para ele, a figura do líder é importantíssima para o crescimento da equipe. “Desenvolver características de liderança amadurece o grupo e torna as relações mais transparentes”.
O que é ser líder?
Segundo Flávio, é importante a distinção entre “liderança” e “comando”, pois ser líder não significa simplesmente estar em posição de superioridade. “Um líder é aquele que é capaz de inspirar as pessoas com suas ações e ideais”, explica ele, que acredita que o tal papel também se relaciona com assumir responsabilidades. Para Flávio, o verdadeiro líder sabe se equilibrar entre desempenhar e delegar tarefas. “Liderar é dar sentido à busca, é promover o comprometimento. Para tanto, é preciso confiar. Liderar é ser exemplo, é buscar o melhor que há em si e no outro para a obtenção de um objetivo que se torna comum”.
Líder nato?

Segundo o especialista, apresar de haver pessoas que nascem predispostas à liderança, também é possível, e importante, que outras pessoas desenvolvam tais aptidões. “É muito necessário desenvolver características de liderança nas pessoas, empoderando-as a partir do que faz seus olhos brilharem”. 
Porém, é preciso estar sensível ao ambiente em que se está inserido. O perfil de liderança muda conforme a sociedade também se movimenta. “Hoje, os líderes tendem a oportunizar mais autonomia aos liderados; e treinam o olhar para entender o que move mais as pessoas: dinheiro, autonomia, liberdade, entre outros fatores”, explica Flávio. Segundo ele, um bom líder tem de conseguir devolver resultados que saciem as expectativas dos liderados. “O líder trabalha também em favor dos seus subordinados. Não é um rei que ordena que façam o que lhe agrada, mas sim a cabeça de uma comitiva, onde o sucesso beneficia a todos. Liderança é uma função social, isto é, o líder é aquele que foi reconhecido pelo grupo social em que atua”, esclarece o coach.
Afinal, quais as características de um líder? Flávio Resende pontua que existem alguns fatores que devem ser observados com maior atenção por aqueles que se encontram, ou pretendem se encontrar, em posição de liderança. Confira as dicas do coach:
Dez Dicas de Liderança:

Seja humilde: o modo de ver o mundo de um líder não é o melhor, nem o mais verdadeiro e muito menos o único;
Não se iluda: um líder não exerce este papel o tempo todo e em todos os ambientes dos quais faz parte;
Um verdadeiro líder está aberto a sempre aprender mais, adquirindo novas distinções e competências. Assim é possível construir equipes de alta performance;
Conheça o grupo com o qual você atua. Entender a expectativa das pessoas é uma excelente escolha para quem lidera
Saiba relacionar-se. A capacidade de se relacionar é mais importante do que os atributos técnicos para um líder
Busque inspiração em quem está ao seu lado. E inspire as pessoas com a melhor versão de si mesmo. Mantenha a consciência sobre este papel
Objetive a realização dos planos. O papel do líder é criar possibilidades, transformando o subjetivo em algo concreto e realizável
Exercite a reflexão com as pessoas para encontrarem juntos as respostas para o que buscam
Saiba lidar com as diferenças. Um líder percebe as diferenças como oportunidades e não como ameaça
Tenha coragem de arriscar. Não deixe que o medo do erro te paralise. Os líderes também erram.
Flávio ressalta um ponto que considera essencial: “O verdadeiro líder tem como papel estabelecer objetivos e motivar as pessoas a alcança-lo. Cabe a ele extrair o que cada um tem de melhor a oferecer”.
Sobre o coach Flávio Resende – Flávio Resende, 38 anos, é coach ontológico, pós graduado pela Homero Reis & Consultores. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching (o Coaching de Vida, um processo que potencializa as habilidades do coache para que ele possa ampliar as suas conquistas em todas as áreas de sua vida, focando no aumento de performance, no aperfeiçoamento do comportamento e do pensamento, e nos resultados) e Coaching Empresarial (outra modalidade de coaching direcionada a empresários, que consiste em auxiliar, por meio de técnicas, ferramentas e práticas do Coaching. O foco do trabalho é para que estes profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial).
ASSESSORIA DE IMPRENSA – FLÁVIO RESENDE COACHING CRIATIVO & CONSULTORES
Proativa Comunicação
proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter: ProativaC
Facebook: www.facebook.com/proativac
Instagram: proativacomunica

imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo