Um grupo de dez drag queens do Distrito Federal arrecadou mais de mil peças de roupa e distribuiu para moradores de rua do entorno da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, no dia 22 de junho. Segundo as participantes, o movimento "Montadas para o bem" tem como objetivo levar alegria e arte para a comunidade.
A entrega na rodoviária não foi a única. Segundo as meninas, as "montadas para o bem" farão mais uma ação para doar agasalhos no dia 29 de julho.
A ideia do grupo surgiu em uma conversa de amigos. A vontade de ajudar se uniu ao frio de Brasília, que no dia 26 de junho chegou a 11º C –o dia mais frio do ano. Laurie Blue, drag queen de Nathan Nagashina, 24, disse que a entrega foi emocionante. "Reunimos roupas, agasalhos, chinelos e sapatos. Quando fomos entregar as peças, um morador de rua perguntou se era doação. Dissemos que sim e ele começou a movimentar tudo", disse. 
"Uma fila foi formada e entregamos mais de mil peças. Nos emocionamos demais, a todo momento. Foi gratificante."

Segundo Laurie Blue, os moradores agradeciam a todo o momento e se divertiam com o grupo. "Foi um momento de gratidão. Trocamos histórias, abraços e carinho. Os moradores de rua disseram que as doações são poucas no inverno. Estranho, né? É a época que eles mais precisam."
A página no Facebook do projeto, que tem mais de 1.600 curtidas, serve como um meio de comunicação entre as meninas e as pessoas que querem doar agasalhos e peças de frio. A boate LGBT Victória Haus, onde as drags trabalham, também é um ponto de entrega para quem quer ajudar.
Novos projetos também devem surgir, segundo a drag Mary Gambiarra. "Vamos continuar divulgando a drag queen aqui em Brasília. Ser drag é uma profissão, sabia? Queremos mostrar que podemos viver em comunidade como outras pessoas, somos todos iguais", afirma. "Às vezes não somos bem vistas. Porém, sabemos que tudo isso um dia vai mudar."
Jéssica Nascimento
Colaboração para o UOL, em Brasília