A monarca não falou sobre a votação da semana passada.A rainha Elizabeth disse aos legisladores escoceses neste sábado (2) que ficar calmo em um mundo em rápida mudança pode ser difícil.Ela abriu formalmente a quinta sessão do parlamento descentralizado da Escócia, em Edimburgo, e não fez menção a votação da semana passada, em que a população decidiu pela saída da Grã-Bretanha da União Europeia (UE), de acordo com a Reuters.

O resultado consternou a o país escocês. "Nós todos vivemos e trabalhamos em um mundo cada vez mais complexo e exigente, onde os eventos podem e ocorrem em uma velocidade notável. A capacidade de manter a calma e o recolhimento pode ser difícil ", disse a morarca de 90 anos, cujas exigências de função exigem imparcialidade pública rigorosa em questões políticas.

Na Escócia, onde o eleitorado votou 2-1 para permanecer na UE , a primeira-ministra Nicola Sturgeon prometeu fazer tudo o que puder para manter as relações da Escócia com a UE, e não descarta chamar um segundo referendo sobre a independência.Os escoceses rejeitaram a independência com 55% em um referendo ocorrido em 2014.