Resultado de imagem para caesb logoUma obra importante da Caesb e para o meio ambiente está parada há 66 dias por causa do movimento grevista que não permite a entrada de caminhões, equipamentos e mão de obra para realizar os serviços de construção de uma Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL), na Estação de Tratamento de Esgotos de Melchior, na região administrativa de Samambaia. A obra não tem qualquer vinculação com o movimento grevista dos empregados, pois a empresa é particular e foi contratada por licitação.
 O investimento na obra é da ordem de R$ 15 milhões e, segundo o diretor de Engenharia, Marcos Mello, esse atraso, com certeza, trará prejuízos financeiros para a Caesb, que terá de bancar o custo administrativo da contratada pelo tempo de paralisação. "Além disso, a obra estava prevista para terminar em outubro, mas o atraso será muito superior aos 66 dias, pois teremos que mobilizar tudo novamente e os serviços irão coincidir com o período de chuva", afirma o diretor.
 Na melhor das hipóteses, a Caesb espera concluir a UGL nos primeiros meses do ano que vem, "uma obra que poderia ficar pronta agora em outubro e que é essencial para o meio ambiente e o processo de gerenciamento de lodos da Companhia", garante Marcos Mello, preocupado com as consequências da paralisação da obra.
 O lodo do tratamento de esgotos, depois de gerenciado, tem sido aproveitado na recuperação de várias áreas degradadas do Distrito Federal, principalmente do terreno próximo à Rodoferroviária, que está em fase final de conclusão. A Caesb tentou, de várias maneiras, negociar com o sindicato a liberação da entrada dos caminhões, equipamentos e mão de obra da empresa que faz os serviços, mas não obteve sucesso.
  Mais informações:
E-mail: ascom@caesb.df.gov.br
Telefone: 3213-7117
Nome do assessor: José Carlos Barroso