Os pontos e traços, na verdade, foram esculpidas pelo vento, da mesma forma que acontece com as dunas aqui na Terra.Uma imagem captada pela Nasa no dia seis de fevereiro deste ano mostrou que cientistas encontraram dunas em Marte parecidas com os traços e pontos que compõem o código Morse. A imagem foi feita por uma câmera a bordo de uma sonda que orbita o planeta vermelho desde 2005.
Segundo a SuperInteressante, a mensagem formada não é uma tentativa de comunicação com os terráqueos. Os pontos e traços, na verdade, foram esculpidas pelo vento, da mesma forma que acontece com as dunas aqui na Terra.
Os cientistas explicaram que os traços são formados por ventos biodirecionais, ou seja, o vento foi soprado em ângulo reto, enquanto os pontos são criados onde há alguma interrupção no processo de desenvolvimento dessas dunas lineares.
Apesar de a pesquisa da Nasa não estar voltada para a comunicação com vidas extraterrestres, Veronica Bray, cientista da agência espacial, ficou curiosa a respeito da mensagem. Segundo Bray, os sinais formam a seguinte frase:
Fica a critério dos terráqueos se isso é apenas uma formação geológica ou uma mensagem ao nosso planeta.