Mariana é o mais novo livro da escritora carioca, radicada em Curitiba, Ana Rapha Nunes. A obra infanto-juvenil, lançada pela editora Inverso, apresenta uma história ambientada na cidade de Mariana, Minas Gerais, contando a tragédia ocorrida em novembro de 2015, pelos olhos de uma menina de doze anos, também chamada Mariana. Uma história sobre mudanças, perdas e superação, mas, sobretudo, uma história de sonhos e esperança. Mariana é uma obra carregada de emoção, que faz os jovens leitores refletirem sobre acontecimentos recentes da nossa história.
A menina Mariana vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar… No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino. A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?
A autora vem ganhando destaque nas redes sociais e nos eventos locais, sempre participando de palestras e bate-papos literários, em escolas e empresas, divulgando a importância da leitura, o que também trabalha incessantemente em sala de aula, visto que é professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e de cursos de graduação.
               Ana Rapha Nunes também é autora do livro infanto-juvenil A Lua Que Eu Te Dei, pela editora Appris. A obra traz a história de uma bela amizade de infância, mostrando-se as mudanças na pré-adolescência e levando a uma reflexão sobre os valores em nossas vidas, como saber valorizar os verdadeiros amigos.
A autora é membro integrante da AEILIJ e vem participando de várias entrevistas nos meios de comunicação, além de os seus livros serem alvo de resenhas feitas por blogueiros de todo o país. Para conhecer mais sobre a autora e adquirir seus livros, basta acessar o Facebook dela (escritora Ana Rapha Nunes), que envia exemplares autografados para todo o país, ou ainda lhe enviar um e-mail: escritora.anarapha@gmail.com

Recentemente, a autora participou de uma reportagem para a RIC TV (http://pr.ricmais.com.br/parana-no-ar/videos/mercado-brasileiro-de-livros-e-afetado-pela-crise/) e, também, concedeu entrevista a UOL (http://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2016/07/07/tragedia-de-mariana-inspira-autora-em-livro-infanto-juvenil/) .  Participou das Feiras do Livro de Araucária e de Joinville.