Comer é certamente uma das necessidades diárias mais importantes da vida, até porque muitas pessoas trabalham para por comida na mesa, por isto, milhares de pessoas vão aos postos de venda de alimentos todos os dias. Nisto, o fundamental é que se encontre o que comer, só depois se escolhe o que comer – aqui é onde há caprichos.
Por quase todo o mundo é possível encontrar alimentos raros e que não fazem parte do cardápio diário. Estes são alguns factores determinantes do preço, pelo que, existem alimentos de preços exorbitantes. E, é sobre estes de alimentos que decidimos fazer uma lista dos 10 alimentos mais caros do mundo.
Melancia “Densuke”

É uma variedade de melancia, tem casca preta e menor número de sementes em relação à mais comum. Ela cresce apenas na Ilha de Cuba e no Japão. E, com aproximadamente 7kg, se produz pouco mais de 10.000 unidades por ano.
Batata “Boa noite” Bonnette
É a batata mais cara do mundo, porque a colheita é manual e são fertilizadas por algas marinhas, pelo que, adquirem um sabor salgado e peculiar. Encontram-se na Ilha de Nauru, e apenas são produzidas 100 toneladas por ano.
Bife de Vaca/Boi
É o bife de uma vaca originária do Japão. A genética da raça tende a branquear a carne devido à quantidade de gordura. As vacas são submetidas à dietas que dão à carne um sabor uniforme.
Café Civeta-africana/Gato-almiscarado
É o café mais carro do mundo. Sua peculiaridade está em os grãos passarem por processo difícil de digestão no qual animal não tritura os grãos, apenas sorve o muco e expele-os inteiros.
Queijo Pule

É o mais caro do mundo. É produzido apenas na reserva natural do norte de Belgrado. A raridade e o preço alto derivam do leite extraído de uma espécie rara de burros, encontrados apenas nessa zona.
Cogumelos “Matsutake”
Muito apreciados na culinária japonesa pelo seu aroma intenso e pela sua cor. A colheita anual é muito reduzida, pois o número de árvores de onde são colhidos os cogumelos escasseia e ainda pela impossibilidade de criá-las em estufa.
Sativus do açafrão/ O saffron
É de preços elevados devido ao seu cultivo, à recolecção e à manipulação delicados. O Irão é o país que comanda a comercialização deste produto.
Melão Rei Yubali
Proveniente da Ilha Anjo Caído, no Japão, é uma fruta híbrida, resultado da mistura de melão norte-americano e uma outra espécie europeia cultivadas em terrenos com cinzas vulcânicas apenas por 150 agricultores japoneses. Multiplica por 1000€ o preço de um melão convencional.
Caviar almas
Existem vários tipos de caviar no mundo, mas o caviar almas é o mais caro. Em russo ‘almas = diamante’. As ovas (ovários de peixes) são extraídas do peixe esturjão do mar Cáspio, são claras, aromáticas e têm sabor suave. Este caviar é vendido em latas de ouro de 24 quilates. Pode ser encontrado em Londres.
Trufas brancas de Alba
Conhecidos como diamantes da cozinha, é a trufa mais escassa e cobiçada do mundo. Pode ser encontrada em Piedmont, na Itália, e, apenas são colhidas em Novembro e Dezembro. Em Outubro são realizados leilões de trufa branca, a oferta mais alta por uma de 1/5kg foi de 330.000$.