O líder do PSD, Rogério Rosso (DF), anunciou na manhã desta segunda-feira (11), que será candidato à presidência da Câmara dos Deputados.
“Após um longo final de semana de conversas, entendimentos, percepções, e acreditando que essas eleições se darão na quarta-feira, eu informo que vamos registrar nossa candidatura”, pronunciou.
O deputado explicou que o pleito reflete o anseio de diversos setores da Casa. “A candidatura é uma solicitação de parlamentares do meu partido e de outros partidos que entendem que reúno o perfil que a casa necessita pra esses seis meses de interinidade. Foram muitas manifestações nas últimas 48 horas, inclusive de pessoas de fora do meu partido.”
Rosso defendeu que a Câmara retome o andamento dos trabalhos. “Os parlamentares precisam saber com garantia os dias das sessões, o colégio de líderes precisa ser acionado, conforme manda o Regimento Interno da Casa e não termos decisões monocráticas. O trabalho das comissões precisa ser respeitado. A pauta precisa ser feita em conjunto.”
Ao pontuar as tarefas necessárias para o bom andamento do parlamento, Rosso destaca que vai trabalhar pela harmonia. “Não é inventar a roda, é sim trabalhar com muita humildade, em prol também do entendimento de todas as bancadas e blocos dessa casa. Independente de quem vença, é preciso enfrentar medidas estruturantes e não protelar, colocar questões pessoais e partidárias na frente.”
VOTAÇÃO
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados está marcada para acontecer na próxima quarta-feira (13), às 16h, e terá o ato publicado no Diário Oficial desta terça-feira (12). Caso haja empate entre os candidatos, um segundo turno de votações será aberto, após um intervalo de uma hora. Cada candidato terá 10 minutos de fala antes do início da eleição.
Diane Lourenço