O novo alimento milagroso não é o produto ideal para ser usado em certas situações O óleo de coco tem tido muito destaque recentemente, tanto por ser considerado um óleo saudável apara a alimentação, como por ser muito útil nas rotinas de beleza, por ser muito nutritivo.
Mas antes de cair na tendência e começar a usar este produto para tudo, saiba em que situações em que não deve usá-lo. A revista Prevention listou sete casos:
1. Não exagere, se quiser emagrecer. Apesar de ser uma gordura mais saudável, o óleo de coco tem 117 calorias por colher de sopa, sendo comparável ao azeite. Além disso este produto é rico em gordura saturada, cujo consumo recomendado é de no máximo 13gr por dia. O que não quer dizer que não possa usá-lo, só deve ter cuidado para não exagerar.
2. Em substituição da pasta de dentes. Pela internet há muita gente defendendo este truque, mas a ciência diz que o óleo de coco não é tão eficaz para remover bactérias da boca e dos dentes como a pasta de dente comum.
3. Se você tem feridas abertas. O óleo de coco pode ser ótimo para a pele por ser muito nutritivo e hidratante, mas é preciso ter cuidado para não aplicá-lo em feridas abertas, pois pode provocar irritação, vermelhidão e coceira.
4. Como protetor solar. Apesar de ter efeitos protetores contra os raios ultravioleta (UV), o seu fator de proteção solar (SPF) é de cerca de oito, sendo o recomendável usar um protetor solar com um SPF de no mínimo 30.
5. No banho. O óleo de coco pode ser calmante para pele, mas o maior órgão do corpo humano pode ficar gorduroso se o óleo não for esfregado completamente. Além disso, a gordura do óleo de coco pode tornar o chuveiro ou a base de chuveiro em locais perigosos, devido ao risco de escorregar.
6. Para cozinhar a altas temperaturas. O óleo de coco tem um ponto de fumaça maior do que os óleos comuns, por isso para fritar o melhor é usar o óleo refinado ao invés do não refinado. 
7. No frio. O óleo de coco tem um efeito refrescante, mas ele endurece quando em temperaturas mais baixas, tornando-se um pouco mais difícil de usar.