Nesta terça-feira (23), às 10h, o governador Rodrigo Rollemberg lança o edital de Educação Inclusiva do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Fap-DF). Serão oferecidos R$ 2 milhões de reais para pesquisadores, professores e gestores educacionais que desenvolvam projetos relacionados ao tema. Cada projeto poderá ser financiado em até R$ 200 mil. O lançamento será no Salão Branco do Palácio do Buriti.
O objetivo é apoiar pesquisas sobre educação inclusiva em seus diversos contextos, especialmente aqueles que possam subsidiar práticas pedagógicas na rede pública de ensino. O edital contempla cinco linhas de pesquisa. Entre elas, o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, como aplicativos, jogos e brinquedos científicos que auxiliem na educação inclusiva. Também podem participar projetos que visem a aprendizagem, comunicação e socialização de estudantes com deficiência intelectual, síndrome de Down, deficiências auditivas, visual e múltipla, transtornos do desenvolvimento e transtorno do espectro autista. O edital contempla ainda projetos com foco no aprofundamento da aprendizagem de alunos com altas habilidades/ superdotação.
Para participar é necessário estar vinculado a instituições de ensino e pesquisa ou a empresas de base tecnológica ou de desenvolvimento, públicas ou privadas sem fins lucrativos, com sede no Distrito Federal. O período de submissão das propostas, via Sistema de Informação e Gestão da Fap-DF (sigfapdf.fap.df.gov.br), vai de 23 de agosto a 7 de outubro. A divulgação do resultado final será a partir do dia 28 de novembro.
Serviço: Lançamento do edital de educação inclusiva do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Fap-DF)
Horário: 10h
Local: Salão Branco, Palácio do Buriti