O líder do Democratas  no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse há pouco que o resultado da votação que confirmou a presidente afastada Dilma Rousseff como
ré, já define o placar do seu julgamento no Senado. O plenário aprovou na madrugada dessa quarta-feira (10/8) por 59 votos a 21 o parecer do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) que determinou o prosseguimento do processo de impeachment da presidente afastada. Caiado acredita que a votação pelo impeachment deve chegar aos 60 votos.
 “A votação foi emblemática até porque já define o placar para a próxima votação que será o afastamento de finitivo da presidente Dilma. Chegaremos aos 60 votos. Com isso, vamos resgatar o ânimo, a empolgação de todo brasileiro e a partir de agora acreditando em um novo momento da política nacional”, disse logo após o término da votação.
 Durante a sessão, o parlamentar se contrapôs às alterações propostas por senadores petistas às preliminares do parecer de Anastasia. “Os argumentos eram falhos e já foram inúmeras vezes rebatidos durantes os trabalhos da comissão. Questionaram a pendência das contas presidenciais, o que é não é exigência para julgamento de um impeachment. Questionaram a condição do senador Antônio Anastasia para ser relator, o que já foi derrubado duas vezes pelo STF. O fato é que o crime de responsabilidade está provado e o PT destruiu o país e deixou como legado desemprego, inflação e sucateamento de estatais”, argumentou.
Mais cedo, o senador goiano em pronunciamento no Senado destacou que a irresponsabilidade do governo petista com o orçamento levou o país a 12 milhões de desempregados, inflação e juros altos, perda de confiabilidade de investidores. “Bastou Dilma ser afastada que o Brasil começou a respirar. Não é à toa que o povo foi às ruas e estamos aqui hoje no Senado para ratificar a continuidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Foram mais de 100 dias tramitando dentro do Senado Federal. Foram 44 testemunhas ouvidas, sendo 38 da defesa, 171 documentos analisados, peritos consultados. Houve ampla defesa dada a presidente afastada. Chegamos agora para discutir objetivamente o resultado desse quadro tão grave criado por ações da presidente no intuito de mascarar a realidade. Este é o momento que enfrentamos hoje e é por isso que voto para que a presidente vire ré neste processo”, afirmou antes da votação.
Matéria: Assessoria Liderança Democratas Senado
Foto: Sidney Lins Jr