Numa das cenas, ele gira o polegar de uma mão sobre a palma da outra, em sinal associado a roubo,o ministro da Cultura, Marcelo Calero, abandonou
Chamado de "golpista", ministro 
da Cultura abandona festival
Na foto, Marcelo Calero é o terceiro da esquerda para a direita
 um festival de cinema em Petrópolis (RJ) após ser chamado de "golpista" por parte da plateia. O incidente aconteceu na noite desta sexta (2), no Museu Imperial.Em imagens gravadas por manifestantes, o ministro se exalta, faz gestos ofensivos e troca insultos com participantes do protesto.
Numa das cenas, ele gira o polegar de uma mão sobre a palma da outra, em sinal associado a roubo. Não é possível ouvir o que Calero grita para os militantes.
Durante o bate-boca, um grupo de pessoas que não participava do protesto se levantou, deu as costas para o ministro e aplaudiu os manifestantes.Em seguida, Calero deixou o auditório, cercado por seguranças e assessores.
VERSÕES DIVERGENTES
Participante do protesto, a historiadora Rafaela Elisário, 21, disse que o ministro se exaltou ao ser chamado de golpista e chegou a ameaçar os manifestantes.Ela é presidente municipal da União da Juventude Socialista, ligada ao PCdoB, partido que se opôs ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
"Ele pegou o microfone e começou a gritar que era golpista sim, com muito orgulho. Depois perdeu o controle e chegou a avançar em direção às pessoas que estavam se manifestando", disse Elisário.A assessoria do ministro reconhece que ele se exaltou com os manifestantes, mas diz que sua saída já estava prevista para aquele horário.
O ministério nega que Calero tenha afirmado que é "golpista sim, com muito orgulho". Segundo a assessoria, ele disse apenas que os manifestantes é que são golpistas.
Em seu perfil no Facebook, o ministro se pronunciou sobre o ocorrido, dizendo ter ficado "penalizado" por "meia dúzia" de manifestantes terem deixado "as produtoras do evento constrangidas". "Esse pessoal não quer saber de cultura. Eles não se conformam com a democracia. Querem fazer valer a todo custo a sua verdade particular", adicionou Calero.
Ele também desmentiu as alegações de que teria dito ser "golpista": "a gente sabe que mentira, aliada ao discurso do ódio, é a especialidade deles".
A direção do Festcine Imperial ainda não se manifestou sobre o incidente.Na semana passada, Calero foi vaiado e chamado de "golpista" na abertura do Festival de Gramado, um dos mais tradicionais do país.O ministro assistiu à exibição de "Aquarius". Em maio, a equipe do filme fez um protesto contra o impeachment no Festival de Cannes.
Fonte: Folhapress.