A deputada Distrital Telma Rufino realizou, nesta terça-feira (27), a 2ª Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Cerrado. Segundo maior bioma do Brasil, o cerrado é a vegetação com maior interferência do homem. Considerado o berço das águas, é no cerrado que tem origem as três maiores bacias hidrográficas do país.
Durante a solenidade, que contou com a presença da futura reitora da UnB, Márcia Abrahão, e de representantes de diversas instituições que desenvolvem trabalho em prol da preservação ambiental, foi debatida a necessidade de um trabalho de educação e conscientização sobre a importância da manutenção do ecossistema.
Na ocasião foi concedido Título de Cidadão Honorário de Brasília ao professor, mestre e doutor Genebaldo Freire Dias, considerado o autor mais conhecido do país em educação ambiental. Para a parlamentar, “é preciso cuidar do cerrado e do meio ambiente antes que os prédios deem lugar a um cerrado de concreto”, afirmou.
Participaram da solenidade, a presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), o chefe da Unidade Estratégica de Biodiversidade e Cerrado da Secretaria de Meio Ambiente, Leonel Generoso, o Comandante do Policiamento Ambiental do DF, Coronel Rogério Brito de Miranda, o representante do Corpo de Bombeiros, Hamilton Santos Esteves Júnior, o professor do Curso de Gestão Ambiental do Icesp, Professor Doutor Bernardo Verano, e a professora do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Brasília Tatiany Souza Nunes Rodrigues.