O genótipo dos finlandeses é algo de especial, bem como o dos groenlandeses, islandeses e sardos, pois esses povos têm vivido há muito tempo isolados Uma pesquisa da revista científica Nature revelou que há um povo do norte europeu que possui traços característicos únicos.
A análise genética mostrou que todos os europeus podem ser divididos em duas categorias: "os finlandeses e os demais", escreve a edição finlandesa Helsingin Sanomat. Os especialistas analisaram genótipos de mais de 60 mil pessoas provenientes da Europa, África, Ásia e Américas.
"Segundo os resultados do nosso trabalho, os finlandeses não podem ser considerados europeus ou asiáticos", explica o professor da Universidade da Finlândia Oriental Markko Laakso.
O genótipo dos finlandeses é algo de especial, bem como o dos groenlandeses, islandeses e sardos, pois esses povos têm vivido há muito tempo isolados.
Ao contrário de outros povos da Europa, os finlandeses estão mais sujeitos a mutações — entre um e cinco por cento deles vivem com esse problema.
Segundo o professor, "graças ao patrimônio genético é possível fazer pesquisas da atividade dos genes, principalmente na parte oriental da Finlândia". Foi destacado que essas pesquisas poderão facilitar o diagnóstico de doenças raras. Segundo comunica o jornal finlandês Helsingin Sanomat, "a investigação demonstrou que o genótipo dos finlandeses é tão diferente do resto da Europa que ele pode ser registrado como um grupo especial". Com informações de Sputnik Brasil.