O contato direto com fungos e bactérias através de pelos, saliva e fezes de animais são danososResultado de imagem para Cães e gatos e crianças
 Os amantes dos animais domésticos devem ter mais cautela na convivência com seus bichinhos de estimação. Além das doenças já conhecidas, uma pesquisa recente revelou que os gatos carregam a bactéria chamada Bartonela henselae, que pode causar dor de cabeça, febre e até problemas no coração e no cérebro.
 As recomendações ampliam para outros gêneros de animais, que, tanto o dono como os bichinhos precisam ser bem cuidados para evitar a proliferação de fungos e bactérias. O médico dermatologista Luciano Morgado explica que alergias são comuns em pessoas predispostas, devido ao contato com o pelo dos gatos e dos cachorros. “Na alergia pode ocorrer a vermelhidão e coceira na pele, podendo levar também à piora da dermatite atópica. Além de sintomas respiratórios (piora da asma), rinite e lacrimejamento ocular”, exemplifica.
 Vermes presentes nas fezes de cães e gatos podem gerar infecção, ela é chamada de Toxocara ou Ancylostoma, que ao penetrar na pele em areias e terras contaminadas provoca “larva Migrans” ou “bicho geográfico”. Os sintomas ocorrem em áreas avermelhadas sinuosas com bastante coceira, principalmente em pés, mãos ou nádegas.Resultado de imagem para Cães e gatos e crianças
 Cães e gatos são portadores dos fundos Microsporum que podem infectar a pele e o couro cabeludo ocasionando micoses, as chamadas “tineas capitis e tineas corporis. Na pele se manifestam com áreas avermelhadas arredondadas, com centro mais claro, com descamação e coceira. “No couro cabeludo aparecem áreas de descamação e de perda de cabelos, os cabelos se quebram, formando as chamadas tonsuras. As micoses de couro cabeludo demoram mais para serem curadas, necessitando por tratamentos de 6 a 8 semanas”, explica o médico.
 As pulgas e carrapatos também são bem comuns, ocasionando em picadas que podem levar ao surgimento de pápulas avermelhadas com coceiras na pele humana. “Outras doenças sistêmicas também podem ser transmitidas pelos animais, como a toxoplasmose (as fezes do gato podem portar o protozoário), histoplasmose e criptococose (fungos presentes em fezes de pombos e inaladas pelos seres humanos)”, alertou o dermatologista.
Resultado de imagem para Cães e gatos e crianças O cachorro é o hospedeiro do protozoário que é transmitido para o ser humano através de picadas do mosquito flebótomo. Essa contaminação pode provocar úlceras na pele e inflamação e destruição do septo nasal, além de feridas na boca e laringe.
 As sarnas, embora costumem ser menos agressivas que as transmitiras pelo homem, também podem ser transmitidas através de ácaros que infectam a pele humana, levando ao surgimento de pápulas avermelhadas e coceira.
 O tratamento deve ser feito mediante avaliação médica para identificar qual a causa e indicar a melhor forma de tratamento.  No caso das alergias, o tratamento é feito com o uso de loções de corticoide e com o uso de anti-histamínicos orais para coceira. Nos casos mais intensos podem ser utilizados os corticoides por via oral. Já as micoses são tratadas com o uso de antifúngicos tópicos (por exemplo, isoconazol, miconazol) e, nos casos mais intensos e nas micoses de couro cabeludo, com antifúngicos orais, como a griseofulvina, terbinafina ou itraconazol.
As Sarnas são tratadas com medicamentos específicos, como a permetrina e benzoato de benzila. “A larva migrans é tratada com os medicamentos tiabendazol (tanto oral quanto tópico), podendo ser utilizada também a ivermectina. A Leishmaniose demanda um tratamento prolongado com o medicamento Glucantime”, completa o Dr. Luciano Morgado.
 Corpo Clínico
Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.
Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.
 Serviço:
Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele
Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.
Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834
www.monteparnaso.com.br
Siga também os perfis nas redes sociais.
 Graciliano Cândido
Jornalista Mtb 8995/DF