Exibindo Izalci MP.jpgO deputado federal Izalci (PSDB/DF) esteve presente, na tarde desta terça-feira, no lançamento da Medida Provisória que dá início a uma nova fase da educação no País. A MP assinada pelo presidente Michel Temer altera tanto o conteúdo quanto o formato do ensino médio. A previsão do Ministério de Educação (MEC) é que as mudanças comecem a ocorrer já em 2018. 
A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
O objetivo do governo federal é incentivar que as redes de ensino ofereçam ao aluno a chance de dar ênfase em alguma dessas cinco áreas. Já entre os conteúdos que deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e sociologia.
O segundo ponto importante na mudança será o aumento da carga horária, que passará de de 800 para 1,4 mil horas. Com a medida, a intenção do MEC é incentivar o ensino em tempo integral, e para isso prevê programa específico de incentivo às escolas em tempo integral.
Para Izalci, a medida provisória tem valor imediato e irá possibilitar que os conselhos estaduais e municipais possam preparar seus planos e implantar, já no ano que vem, o novo ensino médio. “Será muito importante esta medida, pois vai diminuir a evasão das escolas, a repetência e atrairá os jovens para o ensino profissional”. 
Ainda de acordo com o deputado, esta será uma grande mudança e o presidente Temer terá todo o apoio do Congresso Nacional para que esta medida seja aprovada.