Número de crianças obesas cresce de maneira alarmante no Brasil A cura para a obesidade é a combinação de atividade física e alimentação saudável. Para aplicar efetivamente essa prevenção é preciso um esforço consciente, especialmente dos pais das crianças, uma ação bastante complexa num mundo onde o imediatismo é a palavra de ordem.
"Uma alimentação equilibrada e saudável está diretamente ligada à frustração da nossa vontade. Comer traz um prazer enorme, mas comer demais gera um custo altíssimo para a saúde emocional e física das pessoas. Os pais estão preocupados com a qualidade da alimentação de seus filhos, mas ao mesmo tempo não tem ideia de como agir para mudar isso", afirma Deise Navarro, psicóloga, pesquisadora sobre relacionamentos familiares na contemporaneidade.
A seguir, cinco dicas da psicóloga para lutar contra a obesidade:
1 - Dê o exemplo: O exemplo vale mais que 1000 palavras: a primeira coisa que os pais devem fazer é dar o exemplo, começando a mudar seus próprios hábitos alimentares e também esportivos
2 - Estimule a experiência de novos sabores: Proporcionar o desenvolvimento do paladar por alimentos saudáveis: variar os alimentos é essencial para que o organismo da criança tenha vontade de comer melhor. A insistência é uma importante aliada - nem sempre a primeira vez que se experimenta é suficiente, explique para a criança que é preciso comer algumas vezes antes de decidir que realmente não gosta daquele tipo de alimento.

3 - Controle a alimentação desde pequeno: Alimento e afeto são coisas diferentes: embora haja uma conexão profunda entre comer e amar, não podem considerar as duas coisas como sinônimos. O amor que ensina a se alimentar bem também ensina a lidar com a frustração de não comer até não aguentar mais, mesmo que esteja delicioso. É importante controlar a alimentação da criança enquanto se pequeno, para que ele aprenda a controlar sozinho quando for adulto. Dessa forma, também estará ensinando seu filho a lidar com a própria ansiedade.
4 - Estimule seu filho a fazer atividades físicas: É possível que esse tema seja chato para muitos pais que não gostam de praticar esporte, mas isso não tira a responsabilidade deles em introduzir atividades físicas na vida dos filhos. Não precisa ser nada muito sofisticado como uma aula de ballet ou futebol. Caminhar, jogar bola, andar a pé - atividades do dia a dia.

5 - Aprenda a dizer ‘não’ a um desejo do seu filho: Ao negar alguma coisa é importante não voltar atrás na decisão para não enfraquecer sua autoridade e criar atritos na relação com seu filho. Muitas vezes, os pais se tornar permissivos ao tentar evitar que os filhos não passem por situações vividas por eles no passado e para não gerar sofrimento. Um sentimento de culpa comum é o fato dos pais trabalharem fora, o que deixa uma sensação de ‘abandono diário’ - tal fato pode gerar uma ideia equivocada de ter que compensar a ausência com muitos ‘sims’.