As condições precárias do transporte público coletivo do Distrito Federal que vêm sendo apontadas pela população e levadas à deputada Celina Leão, com
frequência, motivaram a parlamentar a realizar uma audiência pública para debater o tema, nesta quinta-feira (29), na Câmara Legislativa do DF (CLDF) com aqueles que são os principais interessados: a comunidade.
O encontro com a deputada Celina leão reuniu mais de 400 moradores de diferentes regiões administrativas, além do coordenador de Controle  Operacional, Felipe Leonardo Martins, representante do secretário de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno; o subsecretário de Projetos Sociais da Defensoria Pública do DF, Júnior Almeida, representando defensor Público, Ricardo Batista; o Gerente de Planejamento, Ednardo de Oliveira Ferreira, representando o diretor geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz, e ainda o presidente da Federação dos Estudantes Universitários de Brasília e Entorno, Marcos Mourão.
“Fizemos uma discussão sobre o transporte como um todo”, disse Celina Leão, esclarecendo que, foram ouvidas as comunidades das diversas regiões administrativas, incluindo a área rural. “Eles falaram das dificuldades enfrentadas no dia a dia, como a falta de manutenção dos veículos, falta de cumprimento dos horários nas paradas de ônibus, lotação excessiva, redução do número de ônibus e insegurança dentro e fora dos veículos”, exemplificou.
Celina abriu os trabalhos falando que é 'fato' as dificuldades dos usuários do transporte coletivo, mas que uma pesquisa recente apontou que as pessoas, diante de tantas falhas, a primeira coisa que fazem é comprar um carro quando entra um dinheiro a mais no orçamento. A parlamentar lembrou que os problemas constantes dos passageiros a incomodam e realização desta audiência não é acabar e um ponto final. "Não, estamos aqui em busca de soluções". 
Durante a audiência a parlamentar observou que apesar do grande número de interessados no tema, muitos não puderam estar presentes, pela dificuldade no transporte na volta para casa. "Tenho a certeza de que muitos não vieram porque em muitas regiões, não passa ônibus a esta hora", ressaltou. 
Após a mesa ouvir cada um dos inscritos, a deputada solicitou que a equipe de fiscalização da Secretaria de Mobilidade fizesse um cronograma de visitação a cada uma das regiões administrativas do DF, para que se mapeasse os problemas e que fosse estudadas soluções. 
O coordenador de Controle  Operacional, Felipe Leonardo Martins, destacou que a audiência foi uma oportunidade de ouvir  a população, em especial, os usuários do transporte coletivo. "Neste momento fiz questão de anotar cada ponto, cada reclamação apresentada por eles. Tudo isso será repassado para o departamento de fiscalização e algumas já estão sendo feitas. A partir disso, vamos passar algumas informações para a deputada. As que não estiverem sendo realizadas, vamos dar encaminhamento. As sugestões e críticas vamos passar para o secretário, inclusive a solicitação da deputada para criação de uma agenda para visitação a todas as regiões. A iniciativa é interessante", avaliou.
A deputada defendeu a importância não só de ouvir a população, mas que o governo do DF de conhecer, de perto, a situação que cada região administrativa do DF enfrenta no cotidiano. "Queremos ouvir a população a fim de restabelecer a sua dignidade e que ela seja tratada de maneira mais humana".
Fotos Bruno Dornellas
Ascom da deputada Celina Leão