Especialista dá dicas de preparo
Com a definição da banca examinadora, o concurso da Polícia Militar do Distrito Federal está cada vez mais próximo. Em setembro foi definido que o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) será responsável pela seleção, e especialistas estimam que o edital deve ser lançado nos próximos três meses. Serão 204 vagas, sendo 51 imediatas e 153 para formar cadastro reserva de pessoal.
Os candidatos serão avaliados em seis etapas: provas objetivas e discursivas; teste físico; psicotécnico; exames médicos; investigação social; e Curso de Formação de Oficiais. O curso terá duração de três anos e, sendo aprovado, o candidato será declarado aspirante a Oficial da Polícia Militar e passará por estágio probatório de seis meses, chegando, assim, ao posto de 2º Tenente. A remuneração inicial dos aprovados é de R$5.769,65, chegando a R$13.330,06 ao fim do estágio probatório. Para concorrer é necessário possuir curso de nível superior, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Segundo o Professor de Direito Processual Penal do IMP Concursos, Carlos Alfama, é importante que o preparo comece o quanto antes, já que o certame é bastante concorrido. “A PMDF é uma das mais bem pagas do Brasil”, afirma.  E para ajudar quem está interessado, Alfama, que é ainda  Policial Legislativo Federal, aprovado em 1° lugar no concurso do Senado de 2012, e já foi aprovado em outros concursos,  dá  dicas de estudo: "O candidato deve estudar todos os tópicos do edital por um material objetivo e de qualidade. Deve buscar sempre seguir três passos: estudar o conteúdo, revisar diariamente a ma téria estudada e fazer muitas questões anteriores sobre a matéria", explica.
Para ele, a melhor forma de se preparar para esse concurso é fortalecer o conhecimento das matérias essenciais, como Português, Direito Penal, Processo Penal, Constitucional, Administrativo e Informática, e após o lançamento do edital, revisar essas matérias e se aprofundar nas específicas. Porém, ele ressalta que os concursos da área policial sempre são bastante exigentes em relação a cobrança da área criminal, e vale a pena focar o estudo nessas disciplinas.
Aos candidatos que são sedentários, o professor aconselha que inicie já a preparação física. “Uma hora de treino físico por dia é suficiente”, afirma. Para finalizar, Alfama lembra que o concurso da PMDF costuma nomear um número muito alto de candidatos, e aconselha:  “Faça o seu melhor. Colocando o nome na lista de aprovados, você tem grandes chances de ser nomeado”.