Em 2016 quase três mil já foram suspensos por dirigir alcoolizado
 O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) publicou, nessa quinta-feira (24/11), a aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir de 276 condutores. Os dados referem-se aos processos analisado no mês de outubro e incluem 137 condutores suspensos por dirigir após a ingestão de bebida alcoólica, 86 por atingir 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, 19 por excesso de velocidade, 10 por falta de uso do capacete, nove por manobra perigosa e um por transpor bloqueio policial. 

 Os condutores notificados poderão recorrer da decisão no prazo de 30 dias, caso a suspensão seja mantida, deverão entregar a CHN ao Detran, no prazo de 48h, para dá início ao cumprimento do período de suspensão, que varia de um mês a 21 meses a depender do motivo. É importante observar que a execução da penalidade só começa com a entrega do documento ao Departamento. Para retornar a dirigir, após cumprir o período de suspensão, o condutor deve realizar o curso de reciclagem.

 De janeiro a outubro deste ano, 4.677 motoristas receberam a penalidade de suspensão. O condutor suspenso que for flagrado dirigindo responde ao processo de cassação de CNH. Nesse caso, só poderá conduzir veículo após dois anos, além de ser obrigatório realizar todo o processo de habilitação novamente. O Código de Trânsito Brasileiro prevê, ainda, que a violação da suspensão ou da cassação configura crime de trânsito.
 Álcool e direção

De janeiro a outubro, 2.996 condutores foram suspensos por dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. De acordo com dados preliminares da fiscalização, neste ano, já foram autuados 13.129 condutores alcoolizados. Em todo o ano de 2015 foram registradas 14.079 infrações desse tipo, enquanto que em 2014 foram computadas 11.857 infrações. 

 Além da suspensão, a combinação de álcool e direção acarreta multa de R$ 2.934,70 e, no caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro, no valor de R$ 5.869,40. Fonte:Detran-DF