Serão mil ações realizadas até a próxima sexta-feira Mais de mil eventos em 105 países vão ocorrer até a próxima sexta-feira (25) para celebrar a primeira
"Semana da Gastronomia Italiana" no mundo.
A iniciativa é promovida pela pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália."A mensagem que queremos transmitir é um pouco da herança da Expo 2015. Nossa visão da gastronomia, que é parte do nosso território, da história do nosso país, das tradições que se desenvolveram no decorrer dos séculos e de um patrimônio agrícola e vinícola do mundo", disse Vincenzo De Luca, diretor geral pela promoção da Itália do Ministério das Relações Exteriores.
O evento contará com referências da indústria de alimentos, produção agrícola, chefs de celebridades e chefs emergentes. Entre as atividades da semana estão noites de degustação, "show cooking", aulas de formação de cozinheiros, amostras, exibições de filmes e palestras sobre gastronomia.
"Acredito que ninguém em outro país foi capaz de fazer algo semelhante, graças a nossa rede diplomática que tem 180 sedes, entre embaixadas e consulados, 80 institutos de cultura, o Instituto de Comércio Exterior e todo o sistema", acrescentou De Luca.
Durante a Semana da Gastronomia Italiana também acontecem iniciativas culturais, como cinema, desenho e moda, relacionados a cozinha e produtos "Made in Italy". (Com ANSA)