Encontro gratuito ocorrerá de 3 a 6 de dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Inscrições podem ser feitas pelo Portal do Voluntariado ou no local do evento. São 600 vagas

Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação. O objetivo é discutir a importância da participação da sociedade civil no desenvolvimento social, econômico e sustentável do Distrito Federal.
O encontro ocorrerá de sábado (3) a terça-feira (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. São 600 vagas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site do Portal do Voluntariado ou no local do evento. Nesse caso, é necessário fazer o credenciamento e apresentar documento original com foto.
Outra proposta do fórum é fortalecer as redes sociais e solidárias, fomentar iniciativas e soluções inovadoras, informar as ações dos grupos e promover o diálogo com os movimentos sociais, coletivos e de redes.
Para o coordenador de Articulação com o Terceiro Setor, da Casa Civil, Rodrigo Dias, o debate com a sociedade vai contribuir para a regulamentação do Brasília Cidadã. “Como o programa estimula a participação ativa da população, a sociedade civil não poderia estar excluída do processo de criação.”
Brasília Cidadã incentiva a participação social
O Brasília Cidadã está em construção e visa reunir atividades promovidas por diversos órgãos em um só programa. A ideia é estimular a participação e o controle social da população do DF.
Um ponto forte da proposta é o Portal do Voluntariado. Por meio dessa ferramenta, os interessados em desenvolver algum tipo de trabalho voluntário podem ter mais contato com instituições que precisem de ajuda.
A plataforma on-line cruza informações de perfil do cadastrado (como especializações, aptidões, preferências e horários) com do que cada organização (do governo ou não) necessita.
O portal foi inaugurado em junho deste ano. Desde então, voluntários ajudaram o governo de Brasília nos dias de partidas de futebol na capital nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e em ações ambientais; no auxílio a vítimas de temporal em Samambaia; e na organização do show da banda Guns N’ Roses.
Também fazem parte do Brasília Cidadã ações como a Roda de Conversa, o Voz Ativa, audiências e consultas públicas e redes de ouvidoria.