segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

GDF atrasa entrega de Creches em Samambaia,serão inauguradas em fevereiro de 2017

Moradores de Samambaia estão cansados de esperar pela entrega das novas creches. As unidades das quadras 409 e 609 estão prontas para a inauguração,

mas a população terá de aguardar. De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), as instituições de ensino só serão abertas em fevereiro de 2017. A ausência do serviço prejudica a comunidade.
Mãe de dois filhos de 6 e 12 anos, Eloá Medeiros é uma das pessoas que necessitam de creche pública. “Estamos esperando desde o início do ano e o governador só enrola. Enquanto isso, meus meninos ficam na casa de conhecidos, porque moro sozinha e preciso trabalhar”, diz a diarista de 34 anos. A moradora relata que já precisou levar os filhos para o trabalho. “Eu não sabia se dava atenção para eles ou para o serviço”, relembra.
O atraso afeta também Jaciara da Costa Nunes, que precisa deixar a filha de dois anos com a mãe. “Eu moro em Samambaia Norte e ela na Sul, tenho que acordar minha bebê antes das 7h e sair com ela no vento. Se a gente já tivesse uma creche, esse seria um problema a menos”, diz a professora de informática. “Dou aula o dia inteiro, mas tenho minha mãe, e as pessoas que não têm ninguém?!”, reflete.
O problema também é presente na vida de Sebastião Miguel Souto, aposentado de 67 anos. Ele cuida dos quatro netos de segunda a sábado. “A mãe deixa as crianças comigo porque ela trabalha na rua, e fica difícil levar as meninas. Essa creche ajudaria muito, principalmente se tiver vaga para toda a comunidade. Caso contrário, nem precisa inaugurar”, defende.
Segundo a Secretaria de Educação, as creches em Samambaia Norte ficaram prontas em setembro e outubro, respectivamente. O órgão assegura que as unidades estão com processo de chamada pública para definir as gestoras que irão assumir cada uma das instituições. fonte:rosana.jesus@jornaldebrasilia.com.br


imagem-logo
© Repórter Malu - 2015 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo