O período natalino nos possibilita transformar a gratuidade de pequenos gestos em sorrisos sinceros. E foi com esse sentimento que um grupo de agentes de
trânsito deu início à ação de Natal para alunos do ensino especial de Santa Maria. Em dezembro de 2015, arrecadaram brinquedos e organizaram uma ação social, com exposição de viaturas, distribuição de presentes e, claro, o bom velhinho desembarcando do helicóptero do Detran. 
 Os servidores já estão organizando a ação solidária deste ano, que será realizada no dia 21 de dezembro, no Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria. Além da presença do Papai Noel para a entrega dos presentes, haverá a exposição de viaturas e do helicóptero do Detran. A intenção é promover um momento de solidariedade e alegria. A escola atende atualmente 236 alunos especiais com diferentes limitações físicas e psíquicas. São 114 crianças de sete meses a quatro anos, 40 com idade entre cinco e 15 anos e 82 jovens com mais de 15 anos. Ao todo são 122 meninas e 114 meninos. 
 Segundo a vice-diretora da escola, Adyones Sérgia, a presença do Detran em 2015 deixou pais, alunos e professores muito entusiasmados. “Foi a melhor festa já realizada aqui. Os servidores do Detran deram muita atenção às crianças. Algumas mães até choraram”, lembra. Para a diretora do CEE 01, Cláudia Borges, a ação do ano passado foi uma das atividades mais emocionantes, tanto para os alunos quanto para as famílias. “Foi uma excelente experiência. A presença do helicóptero foi muito significativa até para os adultos, tornando esse momento ainda mais especial”. A diretora conta ainda que é grande a expectativa para ação deste ano, pois a comunidade é muito carente, algumas famílias, por exemplo, não têm condições de levar as crianças a um shopping para verem o Papai Noel. 
 Ação Social:
21/12/16, às 10h
Centro de Ensino Especial 01 - QR 208 Santa Maria Sul